Escoamento

Páginas: 4 (885 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014

Escoamento de Fluidos

Fernanda Gonçalves, Rafaela Vaz, Ravenna Lessa, Verônica Pereira
FIS122 – Departamento de Física Geral
Universidade Federal da Bahia
e-mail: nanda_eng@hotmail.comResumo. O conteúdo deste artigo refere-se ao escoamento de fluidos sob a ação da força da gravidade. Os experimentos realizados consistem na determinação das relações entre a altura da coluna delíquido, do raio do orifício de saída e do comprimento da mangueira com o tempo de escoamento, as quais foram obtidas a partir da construção de gráficos a partir dos dados coletados. Foi-se tambémobservada a ocorrência de erros sistemáticos nessas medidas. Os procedimentos se mostraram satisfatórios.

Palavras chave: escoamento, tempo, fluido.


Introdução
O escoamento de um fluido pode serextremamente complexo, como no caso de correntezas de um rio ou de chamas revoltas de uma fogueira em um acampamento. O escoamento dos fluidos pode ocorrer dentro de regimes laminar e turbulento. Noprimeiro caso, as camadas adjacentes do fluido deslizam umas sobre as outras e o escoamento é estacionário, no segundo caso, não pode existir nenhuma configuração com escoamento estacionário.Entretanto, algumas situações podem ser descritas mediante um modelo idealizado simples. Um fluido ideal é um fluido incompressível e sem nenhum atrito interno. O atrito interno em um fluido produz tensões decisalhamento quando existe um movimento relativo entre duas camadas vizinhas do fluido. Em alguns casos essas tensões podem ser desprezadas em comparação às diferenças de pressão e forças oriundas daação da gravidade.
No experimento realizado, observou-se o escoamento de fluidos sob ação da força gravitacional. A realização de medidas do tempo de escoamento da água em um reservatório cilíndrico emfunção da diferença entre os níveis inicial e final são mais simples de serem feitas do que a medida da velocidade instantânea do jato. Assim podemos obter relações entre o tempo de escoamento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escoamentos
  • Escoamentos
  • Escoamento
  • escoamento
  • Escoamento
  • Escoamento
  • Escoamento
  • escoamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!