esclerose multipla

Páginas: 2 (265 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
ESCLEROSE MÚLTIPLA

Introdução

Esclerose múltipla, conhecida anteriormente como “esclerose em placas”, é uma doença neurológica crônica, inflamatória, auto-imune que acomete o sistemanervoso,causando destruição da mielina, proteína fundamental na transmissão do impulso nervoso.
Ainda que as características clínicas sejam bastante conhecidas, as causas desta doença têm sidoexaustivamenteestudadas. Os fatores que direta ou indiretamente podem contribuir para a determinação da evolução clínica, como fatores imunológicos e genéticos, a influência ambiental, têm sido, também, objetosdepesquisas em diversos países. Há, no entanto, muitas perguntas sem respostas, principalmente quanto aos mecanismos básicos da doença.
Foi feita no século XIX, uma descrição clínico-patológicadaesclerose múltipla. As primeiras propostas em relação à etiopatogenia datam deste século. Entretanto, os sintomas apesar de comuns, são freqüentemente subdiagnosticados, causando sofrimento e piorandoaqualidade de vida dos pacientes.
Não há exame laboratorial isolado que comprove o diagnóstico de esclerose múltipla - diagnóstico esse, clínico. No entanto, a evolução, especialmente dos examesdeimagem, elevou o papel dos exames subsidiários.

Esclerose Múltipla

1. Definição
A Esclerose é uma doença neurológica crônica, que compromete o sistema nervoso central, constituído pelocérebro,cerebelo, tronco encefálico e medula espinal. Este sistema possui células denominadas neurônios, que dividem-se em dendritos, corpo celular e axônio; são revestidos por bainha de mielina, que ao isolaroaxônio, aumenta a velocidade de condução do impulso. A esclerose múltipla é caracterizada pela destruição dessa bainha, por isso é considerada uma doença desmilinizante e ao comprometer a conduçãodosimpulsos nervosos, pode afetar diversas funções.

A desmilinização causa pontos de inflamação que prejudica os axônios, acumulando incapacitações neurológicas. Estes pontos buscam uma......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esclerose multipla
  • esclerose multipla
  • Esclerose múltipla
  • Esclerose multipla
  • esclerose multipla
  • Esclerose multipla
  • Esclerose Múltipla
  • Esclerose Multipla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!