escassez de mao de obra na construção civil

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2014









A ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CAMPO GRANDE - MS
























































DEDICO estetrabalho aos meus
professores e amigos que me
incentivaram e deram apoio
para realizar este curso.
































RESUMO


O crescimento imobiliário em Campo Grande se iniciou de forma incisiva há cinco anos com a criação do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. É um programa do governo federal que tem transformado o sonho dacasa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o Programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Segundo dados da Caixa Econômica Federal, na primeira fase foram contratadas mais de 1 milhão de moradias. Após esse sucesso, o Programa Minha Casa Minha Vida pretende construir na segunda fase, 2 milhões de casas e apartamentos até2014. Esse programa foi criado para pessoas com renda de até R$ 5.000,00, o Programa oferece algumas facilidades, como, por exemplo, descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais. Devido a criação desse programa ouve um aumento significativo na construção civil, levando o estado a uma grande demanda de mão de obra qualificada. Provocada pela falta de qualificação e preferênciapela informalidade, a escassez de mão-de-obra na construção civil em Campo Grande obriga que empreendimentos importem trabalhadores de outros estados. A estimativa é que o déficit chegue a três mil profissionais na Capital.


Palavras-chave: Mão de obra qualificada. Programa Minha Casa Minha Vida. Escassez.























SUMARIOINTRODUÇÃO........................................................................................

CONCLUSÃO.........................................................................................

REFERENCIAS.........................................................................................








































INTRODUÇÃO
O crescimento imobiliário emCampo Grande se iniciou de forma incisiva há cinco anos com a criação do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal
.
Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o Programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.

Segundo dados daCaixa Econômica Federal, na primeira fase foram contratadas mais de 1 milhão de moradias. Após esse sucesso, o Programa Minha Casa Minha Vida pretende construir na segunda fase, 2 milhões de casas e apartamentos até 2014. Esse programa foi criado para pessoas com renda de até R$ 5.000,00, o Programa oferece algumas facilidades, como, por exemplo, descontos, subsídios e redução do valor de seguroshabitacionais.

Devido a criação desse programa ouve um aumento significativo na construção civil, levando o estado a uma grande demanda de mão de obra qualificada.

Hoje Campo Grande conta com cerca de 30 mil profissionais no mercado e nesta reta final do ano esse número deve se elevar para 32 mil. Mesmo assim, será muito difícil para o mercado formal e informal conseguir mão deobra para suprir essa demanda, pois há muito tempo há falta de profissionais qualificados no mercado.

A escassez de mão de obra para trabalhar na indústria da construção civil de Campo Grande, faz com que os valores desses novos contratos sejam melhor remunerado e bem acima dos pisos estabelecidos em convenção coletiva. essa lei de mercado, de oferta e procura, é favorável ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mão de Obra Construção Civil
  • Custo de mão de obra na construção civil
  • Otimização de mão de obra na construção civil
  • Custo de mão de obra na construção civil
  • Capacitação de mão-de-obra na construção civil.
  • como medir a produtividade da mão de obra na construção civil
  • COMO MEDIR A PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Construção Civil lidera mão-de-obra escrava

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!