escassez de enndenheiro no Brasil

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A escassez de engenheiros no mercado de trabalho brasileiro foi o tema do programa Panorama Ipea, gravado na última quarta-feira, dia 11, em Brasília, com a participação do técnico dePlanejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Paulo Meyer, e do professor Geraldo Baracuhy, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na ocasiãorepresentando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)
 
Por envolver ciência e tecnologia, a profissão é considerada fundamental para o crescimento econômico do país. Foramabordadas questões como a demanda por esses profissionais, a qualidades dos cursos de Engenharia no Brasil e como inserir os recém-formados no mercado de trabalho.

Entre osdebatedores, ficou claro que só se pode falar, ainda, em escassez de engenheiros em termos de qualidade, não de quantidade. Para Baracuhy, o incremento quantitativo é incontestável, “mas aindadevemos no qualitativo”. Ele informa que 40% dos formandos ainda estão em níveis 1 e 2 em uma escala do Ministério da Educação que vai até 5 para medir a qualidade da formação brasileira naárea. “Por isso falamos ainda em escassez qualitativa, diante de uma evolução da inovação tão alta. O Sistema Confea/Crea contribui para atender a essa cobrança da sociedade. A partirde 2014, o engenheiro poderá ter a extensão de sua atribuição com mais celeridade, procedendo uma formação complementar”, disse, referindo-se ao projeto substitutivo que altera aResolução 1.010 do Confea.

“A formação não termina no curso superior. Os profissionais não chegam prontos para as empresas, que têm resistência para investir nisso. O Sistema S poderia expandirmais. Esse tipo de iniciativa ganha mais relevância e acredito que a formação deveria ser mais generalista para o profissional fluir em vários campos”, sugere Paulo Meyer.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Escassez Da M O De Obra No Brasil
  • Escassez de Engenheiros no Brasil
  • 5 Escassez de engenheiros no Brasil
  • A Escassez De Agua No Brasil
  • A escassez de líderes no Brasil
  • Agua no brasil abundancia desperdicio e escassez
  • Água no Brasil, Abundância desperdício e escassez
  • Aula sobre a escassez de gua Educador Brasil Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!