Escassez da água

Páginas: 7 (1637 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING




ESCASSEZ DA
ÁGUA. (GESTÃO AMBIENTAL)


ALUNAS:ELIZANDRA VENANCIO
MARIA EDUARDABLUMENAU
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO
AAGUA...........................................................................................04
O CICLO DA ÁGUA
PRINCIPAIS CAUSAS DA ESCASSEZ DA ÁGUA

IMPACTOS ECONOMICOS E SOCIAIS...............................................................05

DISTRIBUIÇÃO DE AGUA NO BRASIL..............................................................06

COMO AJUDAR A COMBATER A ESCASSEZ DA AGUA.................................07CONCLUSÃO.......................................................................................................08

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................09

INTRODUÇÂO

A sociedade vem se defrontando com um problema que afeta o mundo em sua totalidade que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais. Aescassez da água é um dos principais problemas ambientais vividos hoje.
As preocupações com as condições ambientais alcançam segmentos da esfera social, política e econômica, no momento em que os problemas ambientais exigem reflexões sobre a utilização dos recursos da natureza em todos os países, industrializados e em desenvolvimento.
Não é mais segredo que os recursos hídricos do planetaestão se esgotando gradativamente e que, além da poluição dos rios e dos mananciais, o consumo irresponsável e sem fundamentação sustentável no desenvolvimento econômico é um fator relevante no processo de redução da água.
Neste trabalho falaremos sobre a escassez desse recurso hídrico e também sobre os impactos econômicos e ambientais que isso causa.

A ÀGUA


A água é um denossos bens mais valiosos,e por isso passa a ser uma das questões mais importantes para o mundo,na atualidade, é a quantidade de água disponível tanto para a vida humana, quanto para a economia. Devido a sua quantidade e qualidade, quando comparamos a quantidade de água existente e disponível. A contradição reside no fato de que 70% da superfície da Terra é coberta por água . Mas é preciso lembrarque 98% dessa água é salgada e imprópria para o uso, a menos que seja dessalinizada,o processo não chega a suprir grandes populações. Dos restantes 2% de água doce, boa parte aparece retida, na forma de gelo, em calotas polares ou então na forma de águas subterrâneas. Conclusão: apenas cerca de 0,44% da água do planeta Terra aparece em disponibilidade para os seres vivos.

O CICLO DA ÁGUAA água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águassalgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra. A quantidade de água existente no planeta não aumenta nem diminui. A abundância de água é relativa. É preciso levar em conta os volumes estimados de água acumulados e o tempo médio que ela permanece nos ambientes terrestres nos rios o volume estimado de água é de 1700 quilômetros cúbicos e o tempo de permanência no leito é de duas semanas. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escassez de Água
  • Escassez de Água.
  • Escassez da água
  • Escassez de água
  • ESCASSEZ DE ÁGUA
  • escassez de água
  • Escassez da agua
  • Escassez de água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!