Escalonamento de Processos

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Atividade Avaliativa: AA 2-1 – Processos e Threads
Data de envio: 31.07.2013

1)Processos são uma entidade fundamental para um Sistema Operacional, pois representam os programas em execução. Pensando na implementação de uma estrutura de dados para conter as informações de cada processo, relacione e justifique quais elementos essa estrutura deve ter. O que é o contexto de um processo?

O SOcria um descritor de processo chamado PCB (process control block ou bloco de controle de processo). Um PCB contem diversas informações importantes como: o estado do processo, um contador de programa (que indica o endereço da próxima instrução a executar para esse processo), valores de prioridade para escalonamento, credenciais do usuário ao qual o processo está associado, indicações sobre oprocesso pai desse processo, ponteiros para processos filhos, ponteiros para os endereços na memória que contêm os dados e instruções do processo, ponteiros para recursos alocados, tais como buffers, arquivos abertos e mecanismos de comunicação entre processos, entre outros.
O contexto do processo é o estado dos registradores do hardware no momento em que o processo teve sua execução interrompida.2. O mecanismo de interrupção do processador é fundamental na operação de um Sistema Operacional, pois permite que ele retome o controle do processador em situações específicas.

a) Quais são essas situações?
Este dispositivo é útil para evitar que o SO fique testando se uma operação esta acontecendo ou não. Por exemplo, o dispositivo temporizador pode enviar tais sinais aoprocessador, indicando o término do time-slice de um processo. Os controladores de dispositivos também podem gerar interrupções, indicando que uma operação de E/S foi concluída e que o SO pode mudar o estado do processo que aguardava essa operação de bloqueado para pronto. As interrupções habilitam o software a receber sinais do hardware. Podeos dizer que o processador não é muito exigido nestas situações.Podem ser geradas por:
- processos em execução;
- eventos (que podem ou não ter relação com o processo);


b) Como ocorre o tratamento de uma interrupção? Qual é o papel do processador e o papel do SO no tratamento de uma interrupção?
Sempre que há uma interrupção uma rotina do SO é ativada. Uma interrupção pode ser de 3 tipos:
- externas: geradas por controladores de dispositivos;
- traps:indicam que uma situação anormal aconteceu durante a execução de uma instrução (ex. divisão por zero);
- instrução: usada para chamadas de serviços do SO;
O papel do processador e do SO no tratamento de uma interrupção consiste em:

Processador recebe uma interrupção e conclui a execução da instrução corrente;
Em seguida, o processador executa uma das funções de tratamento de interrupção donúcleo;
O tratador de interrupção determina como o sistema deve responder;
Os tratadores de interrupção são armazenados em um conjunto de ponteiros denominado vetor de interrupção;
Após a conclusão do tratador de interrupção, o processo interrompido é restaurado e executado ou o processo seguinte é executado;

3. Um Sistema Operacional normalmente consegue fazer com que todos os processos,mesmo quando em número maior do que o número de processadores presentes num computador tenham suas instruções executadas. Para tanto, o SO normalmente utiliza as estratégias de multiprogramação e fatias de tempo. Descreva essas estratégias.

A multiprogramação é faz com que a CPU fique com vários programas simultaneamente ativos na memória e permite que um programa seja executado enquanto outroespera por E/S. Ela faz a CPU suportar a execução de múltiplos programas independentes. Na visão do SO, a multiprogramação tem a vantagem de melhorar o rendimento de utilização da CPU e dos periféricos. Na visão do usuário tem a vantagem de permitir que ele explore tarefas concorrentes, por exemplo, editar e compilar, concorrentemente com a impressão de um ficheiro. Outra vantagem é a de permitir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos e escalonamento
  • Escalonamento de processos
  • Escalonamento de processos
  • Escalonamento de Processos
  • Escalonamento de Processos
  • Escalonamento de Processos
  • Processos e Escalonamento
  • Escalonamento de processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!