Escalas neunatologia

406 palavras 2 páginas
BRAZELTON - ESCALA DE AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL NEONATAL
(Neonatal Behavioral Assesment Scale)

É um instrumento de análise do comportamento de bebês, desenvolvido para distinguir diferenças individuais entre bebês normais, especialmente as relacionadas ao comportamento social interativo. Segundo Brazelton, não é uma avaliação neurológica formal.

Pode ser usado em bebês entre 36 e 44 semanas e em prematuros quando atinjam 40 semanas. Existem restrições quanto ao uso em prematuros abaixo de 40 semanas, existindo para esse grupo, outra avaliação denominada APIB.

Avalia o bebê em um processo interacional, e depende de um estado de consciência adequado a cada item do exame. Considera sempre a melhor performance do bebê não devendo ser examinado após manipulações estressantes ou dolorosas.

Estados de consciência :(segundo Brazelton)

Estado 1 = sono profundo, sem movimentos, respiração regular
Estado 2 = sono leve, olhos fechados, algum movimento corporal
Estado 3 = sonolento, olhos abrindo e fechando
Estado 4 = acordado, olhos abertos, movimentos corporais mínimos
Estado 5= totalmente acordado, movimentos corporais vigorosos
Estado 6 = choro

Contem 28 itens comportamentais, numa escala de 9 pontos para cada item. avaliando a capacidade do bebê quanto a sua capacidade de:

a) organizar os estados de consciência
b) habituar-se ante eventos perturbadores
c) prestar atenção e processar eventos ambientais, simples e complexos
d) controlar a atividade motora e o tonus postural enquanto presta atenção a estes eventos
e) realizar atos motores integrados

Os itens de avaliação neurológica reflexa são retirados da avaliação de Prechtl, são 18 itens com escores numa escala de 4 pontos, servindo como um screening para anormalidades neurológicas grosseiras. Contém ainda 9 itens suplementares e opcionais, indicados para complementar o exame do bebê prematuro que atinjam o termo visando capturar mais suas fragilidades durante o exame. O exame dura 20 a 30 minutos com

Relacionados