Escabiose e pendiculone

442 palavras 2 páginas
Trabalho de saúde da Criança
Escabiose e Pediculose
Escabiose
Escabiose mais conhecida como sarna, tem como agente etiológico Ácaro Sarcoptes scabiei. As lesões são produzidas quando a fêmea grávida penetra no estrato córneo da epiderme (nunca em tecidos vivos) para enterrar ali seus ovos.
A resposta inflamatória e a coceira ocorrem depois de o hospedeiro ficar sensibilizado ao acarino, aproximadamente de 30 a 60 dias após o contato inicial.
Depois desse período, qualquer lugar que o acarino tenha passado vai começar a coçar e apresentar erupção característica.
Em consequência disto, os acarinos não vão estar necessariamente localizados em todas as áreas de erupção.
O quadro é frequentemente confusos em lactentes, que muitas vezes apresentam uma erupção eczematosa, por isso o observador deve procurar pápulas discretas, tratos de passagem ou vesículas.
Cuidados de enfermagem
Orientar quanto a: Uso correto da medicação (escabicida):
O Lindado é aplicado a pele seca e fresca, não após um banho quente e deixar pelo período recomendado, geralmente 4 horas, no caso de lactentes, e 6 horas no caso de crianças maiores.
Permetrin é aplicado por 8 a 14 horas.
Uma aplicação liberal é suficiente, mas todas as pessoas da família devem ser tratadas .
Os familiares devem ser informados de que, embora o acarino seja morto, a erupção e a coceira só vão desaparecer após a substituição do estrato córneo, o que leva aproximadamente 2 a 3 semanas.
Unguentos ou loções podem ser aplicados para o alívio da coceira.
Posem-se dar antibióticos em caso de infecção secundária

Pediculose
Pediculose mais conhecido com o piolho, causado pelo parasita Pediculus humanus capitis.
Um parasita muito comum, especialmente em escolares.
As fêmeas põem ovos na junção de um eixo capilar próximo e da pele, porque elas necessitam de um ambiente quente. As Lêndeas, ou ovos, se rompem em aproximadamente 7 a 10 dias, o ovo fica então a cerca de 4 mm do couro cabeludo.
O

Relacionados