Esboço Metodologia de Pesquisa Antropologia

Páginas: 8 (1916 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao programa de graduação em Administração da PUC-Rio como requisito parcial para a obtenção do titulo de graduação em Administração.


Orientador(a) :




Rio de Janeiro
Abril de 2014

Sumário


1.1. O tema e o problema do estudo
A Antroposofia é uma corrente de pensamento fundada por Rudolf Steiner.Segundo Steiner, a Antroposofia é a "ciência espiritual". Ele a apresenta como um caminho para se trilhar em busca da verdade que preenche o abismo historicamente criado entre fé e ciência. Na visão de Steiner, a realidade é essencialmente espiritual
A Antroposofia parte do conhecimento do próprio ser humano para se chegar ao conhecimento mais amplo. Sendo o humano uma extensão do todo,conhecendo-se o homem, descobrem-se os conhecimentos mais elevados.
Steiner coloca que, ao se pensar sobre o pensar começamos a fazer acesso a uma consciência diferente da cotidiana. A primeira experiência que podemos ter de um conceito que não encontra correspondente nas percepções do mundo é a vivência do próprio Eu. É a primeira instância de uma experiência no puro pensar. Mas para isso Steiner diz sernecessário ampliar a capacidade de nossa consciência e apresenta exercícios para tal.
A base da antroposofia está contida na obra A Filosofia da Liberdade, assim como em sua tese de doutorado, “Verdade e ciência”. Steiner tornou-se um dos primeiros filósofos europeus a superar a ruptura entre sujeito e objeto várias forças históricas complexas gravaram na mente humana ao longo de vários séculos.Ainda que as bases da Antroposofia tenham um cunho espiritual, muitas vezes este termo é evitado para não criar um cunho religioso/dogmático para o movimento. Na verdade, esta espiritualidade está ligada ao constante desenvolvimento individual, como forma de criar uma sociedade mais justa, e harmoniosa. Estes conceitos se traduzem para as empresas de forma semelhante.
Essa espiritualidade tem deser compreendida não a partir do misticismo, mas no seu sentido mais essencial, que significa aquilo que não se ve, mas intui existir, aquilo que todas as tradições e culturas respeitam como sagrado, como amor, respeito à vida, livre-arbítrio, verdade, bondade, beleza, compaixão, integração e assim por diante.
Na essência, quando falamos de espiritualidade nas organizações, estamos falando emelevar os níveis de consciência das pessoas e dos grupos numa perspectiva integrada cujo equilíbrio entre o qualitativo e o quantitativo possa ser perseguido com consciência.
Esta nova abordagem surge no ambiente organizacional, de certa forma, para combater o foco imediatista do capitalismo tradicional, em que valem apenas os resultados financeiros e metas de venda de curto e médio prazo, bemcomo as suas hipóteses básicas sobre o ser humano, basicamente motivado por dinheiro e essencialmente egoísta.
Equanto as abordagens tradicionais veem a organização como definida por esferas sociais, ambientais, financeiras, etc. A ótica antroposófica adiciona uma outra nuance determinante para o desenvolvimento das empresas, a espiritual. Basicamente, sob a luz esta visão, existiriam três tipos decapital, ou valores para as organizações.
O capital material, que envolve basicamente patrimônio e dinheiro, assegurando os recursos físicos da organização. O capital social indica quão felizes e seguros os membros da organização se sentem, levando a uma alta confiança e qualidade de vida. E finalmente o capital espiritual, representado pelo montante de significado, alinhamentos e de servir aosclientes e globalmente aos seres humanos .
Percebe-se portanto, ao se analisar o cenário atual em que as empresas estão inseridas, que muitas vezes se deixa de lado o capital social e espiritual (que muitas vezes nem é considerado), para focar apenas no capital material. Isto acaba se levando a um processo de desumanização das organizações, o que eventualmente leva a um impacto negativo nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esboço metodologia
  • Esboço de pesquisa
  • A aventura antropológica
  • um esboço da antropologia economica
  • A PESQUISA ESBOÇO DE UMA ANÁLISE
  • Metodologia de antropologia
  • Esboço de projeto de pesquisa
  • Esboço de um projeto de pesquisa: ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!