esboço contexto atual

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O contexto atual dos principais movimentos sociais da América Latina é um dos panos de fundo do cenário para a discussão de suas formas, demandas, identidade que constroem, redes que estruturam, manifestações culturais e as políticas sociais que se articulam.
Os movimentos sociais têm como características básicas: uma identidade e um opositor que articula fundamentalmente em um projeto de vidae de sociedade. esses movimentos em sua maioria apresentam um ideário civilizatório que coloca como horizonte a construção de uma sociedade democrática, e suas ações são pela sustentabilidade e não apenas pelo autodesenvolvimento.
Na América latina, em especial no Brasil, atuais movimentos que ocorreram na fase do regime político populista têm seu diferencial dos ocorridos no final da década de1970 e parte dos anos 1980 (movimentos populares reivindicatórios de melhorias urbanas articulados com pastorais, grupos políticos de oposição ao regime militar etc.) embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros destes.

A Política: o novo papel do Direito e da Democracia
A questão democrática através de um aspecto participativo e social, em que todos os cidadãos têm oportunidade deexpressão. Por meio da razão comunicativa torna possível o médium lingüístico, através do qual as interações se interligam e as formas de vida se estruturam.
A necessidade de garantir aos cidadãos direitos de comunicação e de participação política, visando inclusive, a própria legitimidade do processo legislativo, explicando que na medida em que os direitos de comunicação e de participação políticasão constitutivos para um processo de legislação eficiente do ponto de vista da legitimação, esses direitos subjetivos não podem ser tidos como os de sujeitos jurídicos privados e isolados.
Em Direito e Democracia, os fundamentos normativos do Estado Democrático de Direito sejam ( n entendi esse sejam, n entendi a coerencia e o tempo do acontecimento do texto deixei e marquei pra pra n apagar acolocaçao)vistos como resultado de procedimentos deliberativos, iniciados pelos cidadãos, com a intenção de criar uma associação de participantes do direito, de forma livre e igual.
Os problemas centrais das sociedades referem-se ao multiculturalismo, ao respeito aos direitos humanos e, também à inclusão social de minorias.

A Democracia Participativa a partir dos Movimentos Sociais
Aabordagem da política deliberativa, da defesa de que a esfera pública é o espaço de todos os cidadãos – mulheres, negros, minorias raciais, trabalhadores – para que, através dos direitos de comunicação e participação política, tornem-se politicamente autônomos, podendo discutir os seus problemas e as suas necessidades, situar-se os movimentos sociais como um canal necessário para tais reivindicações.A chamada contra opressão pode ser expressa por lutas violentas ou não, reivindicações, pressões, apatia ou mesmo alienação, sendo que quando os grupos se organizam na busca de libertação, para superar alguma forma de opressão e para atuar na produção de uma sociedade modificada, podemos falar na existência de um movimento social.

O projeto político é democrático quando não se reduz a umconjunto de interesses particulares de um grupo, organização ou movimento.Para ser democrático é necessário incorporar a visão do outro e do universal, para que os movimentos sociais há uma ruptura com a tradição paternalista de apropriação das reivindicações populares e também para com a tradição clientelista, onde os cidadãos passam a ser os próprios agentes da construção democrática.
Por isso acidadania se construiu, por uma, participação direta e indireta dos cidadãos, enquanto sujeitos políticos, não apenas para a solução de seus problemas sentidos, sem espaços públicos onde as decisões coletivas possam ser cumpridas, mas também para um processo de radicalização democrática
A democracia, evoluiu historicamente através de intensas lutas sociais e, foi também sacrificada em muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicologia até o contexto atual
  • Contexto ecnomico atual do brasil
  • O profissional de logistica no contexto atual
  • A educação no contexto histórico e atual
  • O contexto econômico atual no brasil
  • A PNEUMATOLOGIA NO CONTEXTO ECLESIÁSTICO ATUAL
  • Atual contexto social
  • Comunicação no atual contexto das organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!