Esatado de Natureza Jean-Jacques Rousseau

2226 palavras 9 páginas
Introdução
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, 28 de Junho de 1712 — e morreu em Ermenonville, 2 de Julho de 1778,Rousseau foi um importante filosofo,escritor suíço.Rousseau foi um dos principais teóricos do Iluminismos sendo ele um dos influentes para a revolução francesa em 1789.
Entre sua principais obras estão Emílio, ou da Educação, onde ele escreve sobre a arte de educar, outra principal obra de Rousseau é Do Contrato Social onde ele defende que o homem nasce bom e ao conviver com a sociedade ou em sociedade onde, a mesma o corrompe.
Estado de Natureza
No estado de natureza de Rousseau o homem vive em perfeita harmonia entre si não tendo ainda contato com a sociedade civil, o homem passa por um estagio de “pureza” onde só tem necessidades fundamentais, sem desejos ou vontades, onde ele se satisfaz com o que está ao seu redor, ele não tem virtude e vícios apenas convive com aquilo que esta ao seu alcance, com aquilo que é lhe oferecido naturalmente.
Ainda no estado de natureza o homem vivendo em harmonia não a necessidade de se haver um governo, todos são livres e iguais uns aos outros sem leis ou regras, simplesmente iguais de acordo com seu estado natural.
O homem vive em perfeita harmonia com a natureza, vivendo em espécie e isoladamente um dos outros, para Rousseau os únicos bens de um homem em seu estado de natureza são os alimentos, uma fêmea e o seu repouso, o homem tendo esses dois bens não teria mais nenhuma outra necessidade e por isso viveria em harmonia sem desigualdades. Sem essas desigualdades os homens não precisariam de leis e regras para viver.
Para Rousseau o homem é um ser imperfeito e por essa imperfeição o tornaria um homem de necessidades de uma convivência com outros homens, uma necessidade de socialização e por ter essa necessidade é que o homem desenvolve uma paixão, a piedade sendo ela uma característica dessa necessidade de se socializar o homem em seu estado de natureza que evolui que não tem desejo de mal ao outro e

Relacionados

  • Resenha o principe
    2355 palavras | 10 páginas
  • Evolução do pensamento político na Grécia, Roma, Idade Média e Moderna e Africa
    6521 palavras | 27 páginas