ESAB- Recuperção d metodologia do Ensino

1724 palavras 7 páginas
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB
CURSO LATU SENSO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO

O módulo sobre Didática e Metodologia do Ensino Superior tem o objetivo de apresentar a importância do planejamento; da organização da ação Didática e o conhecimento das abordagens pedagógicas, Além de Propiciar a construção de um referencial teórico que habite a tomada de posição crítica e reflexiva da realidade educacional desenvolvendo habilidades técnicas de ensino e trabalhando o planejamento e utilização dos procedimentos de ensino e aprendizagem, em suas várias modalidades.

1. DESENVOLVIMENTO

O módulo começa destacando a importância conhecer a Didática como uma atividade pedagógica norteadora do fazer educacional.
Seguindo as tendências atuais no desenvolvimento da didática considerando que o Processo de Ensino - objeto de estudo da
Didática - não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula. O trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla, que ocorre na sociedade. Para compreender a importância do Ensino na formação humana, é preciso considerá-lo no conjunto das tarefas educativas exigidas pela vida em sociedade.
Segundo Libâneo (2008), a ciência que investiga a teoria e a prática da Educação nos seus vínculos com a prática social global é a Pedagogia. Sendo a Didática uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino. Tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se fundamenta na Pedagogia, sendo assim, uma disciplina pedagógica. Ao estudar a Educação nos seus aspectos sociais, políticos, econômicos e psicológicos, para descrever e explicar o fenômeno educativo, a Pedagogia recorre à contribuição de outras ciências como a: Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e a Economia. Esses estudos acabam por convergir na Didática, uma vez que essa

Relacionados