Erye5

741 palavras 3 páginas
aicep Portugal Global Emiratos Árabes Unidos – Ficha de Mercado (Novembro 2011)

3.3. Investimento
Os dados estatísticos e informações sobre os fluxos de investimento bilaterais não se encontram disponíveis.

3.4. Turismo
Elementos estatísticos e outras informações sobre o turismo dos habitantes dos EAU em Portugal, não se encontram disponíveis.

4. Relações Internacionais e Regionais
Os Emiratos Árabes Unidos integram, entre outros organismos, o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), o Banco para o Desenvolvimento Islâmico (BDI), o Fundo Árabe para o Desenvolvimento Económico e Social (FADES), o Fundo Monetário Árabe (FMA), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas agências especializadas, de entre as quais se destaca o Fundo Monetário Internacional (FMI). Os EAU fazem parte da Organização Mundial do Comércio (OMC) desde 10 de Abril de 1996.

Ao nível regional integra a Liga dos Estados Árabes (LEA) e o Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (Cooperation Council for the Arab States of the Gulf - CCGP). Os EAU também assinaram, entre outros, o Acordo Pan-Árabe de Livre Comércio, (mais conhecido pela sigla em inglês - PAFTA - Pan Arab Free Trade Area).

A Liga dos Estados Árabes, mais conhecida por Liga Árabe, foi instituída em 1945 com o fito de estreitar a cooperação no domínio económico, financeiro e comercial entre os países membros; conta, actualmente, com vinte e dois membros (e quatro observadores: Brasil; Eritreia; Índia; e Venezuela), tendo estatuto de observador na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (CCGP – http://www.gcc-sg.org/eng/index.html), formado em 1981 pela Arábia Saudita, Bahrain, EAU, Koweit, Qatar e Oman, tem como objectivos principais a promoção da segurança e da estabilidade na região, particularmente através da integração das políticas externas de segurança e a coordenação das políticas

Relacionados