ERWTGRFGH

10512 palavras 43 páginas
Rio: funcionário de hospital é acusado de matar 153 pacientes
Comentário(s)Comunicar erros
Do Diário do Grande ABC
O auxiliar de enfermagem e ex-policial militar Edson Izidoro Guimaraes, 42 anos, foi preso nesta sexta-feira de manha, suspeito de provocar, desde janeiro, a morte de mais de 100 pessoas internadas na Unidade de Pacientes Traumáticos (UPT) do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte do Rio. Ele admitiu à imprensa, na Secretaria da Segurança, ter matado cinco pacientes terminais.
Guimaraes contou que aplicava injeçoes letais (10 ml de cloreto de potássio) ou retirava a máscara de oxigênio dos pacientes por "caridade", para "amenizar a angústia das famílias". A polícia investiga a hipótese de que auxiliar de enfermagem - funcionário do hospital há sete anos - recebia dinheiro de funerárias para matar pacientes.
A denúncia foi feita na noite de quinta-feira (06) pela Secretaria Municipal da Saúde, que, a partir do depoimento de uma funcionária de limpeza, desconfiou do alto índice de mortes constatadas nos plantoes de Guimaraes. Do início de janeiro até o dia 4 de maio foram registrados 225 óbitos na UPT, dos quais 153 ocorreram em dias de plantao do auxiliar de enfermagem. A funcionária, identificada por Kátia, teria procurado a direçao do Salgado Filho preocupada com a "matança" que estaria ocorrendo na unidade.
Mais de 100 - A investigaçao no hospital foi feita por policiais à paisana que infiltraram-se entre os funcionários do hospital. Guimaraes foi preso no início da manha de hoje, sem demostrar resistência. "Ele confessou que vinha executando pacientes terminais e, pela estatística, o número de mortes passa de cem", disse a delegada Marta Cavaliere, que preside o inquérito sobre o caso. "Nessa unidade, que concentra pacientes gravíssimos, a média é de duas mortes por dia, mas chegava a oito quando determinadas pessoas estavam de plantao, principalmente Édson", disse o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Gazzola.
Outras

Relacionados