Erving Goffman - Ritual de interação

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
Erving Goffman
Ritual de interação

Sobre a preservação da fachada
Uma análise dos elementos rituais na interação social
Goffman inicia o texto colocando que o mundo é movido por encontros sociais, que envolvem interações face a face ou contato mediado por outros participantes. Que em cada um dos contatos a pessoa tende a seguir uma certa linha, um certo padrão de atos verbais e não verbaiscom o qual ela expressa sua opinião sobre a situação e através disso sua opinião sobre os participantes. Independente de a pessoa querer ou não seguir, na prática ela o fará. O autor introduz o termo fachada, que o valor social positivo que uma pessoa reivindica para si mesma através da linha que os outros pressupões que ela assumiu durante um contato particular. A fachada então seria uma imagemdo eu (self) delimitada por aprovações. Eu (self) que se avalia e se vê, para manter a fachada, olhando para si desde a posição do outro. A fachada pessoal é inseparável da fachada dos outros. Seria um jogo social, onde todos têm características análogas, o que se passa comigo se passa com o outro. Haveria uma ação recíproca, onde a minha ação interfere na pessoa que esta interagindo comigo. Oproblema da fachada seria algo genérico. Na interação, as pessoas de fora são o público que avaliam a minha fachada. Há certa confirmação, quando se olha para o público e ele percebe que a pessoa não ficou bem, mostra que foi impessoal e que ambos não estão envolvidos.
Pode-se dizer que a pessoa esta com a fachada errada, quando de alguma forma isso remete a informações sobre seu valor social quenão pode ser integrado, mesmo se esforçando e tentando manter a linha entre elas. Pode-se dizer também que a pessoa esta fora de fachada, quando ao participar de um contato com outros ela não tem uma linha pronta do tipo que se espera a tal situação.
Uma pessoa sente que esta com a fachada quando, quando firme na linha que esta assumindo, ela sente que pode que pode manter a cabeçaerguida e se apresentar a outros abertamente. Quando uma pessoa se sente fora da fachada ou com a fachada errada, isso pode levar que ela se sinta envergonhada e inferior, devido ao que aconteceu com a atividade por sua causa e ao que poderá acontecer com sua reputação enquanto participante. Isso poderá fazer com que ela se sinta mal por esperar que o encontro apoiasse uma imagem do eu à qual ela sesente emocionalmente ligada e que agora se encontra ameaçada.
Quando se entra numa situação em que recebe uma fachada para manter, a pessoa assume a responsabilidade de vigiar o fluxo de eventos que passa diante dela. É preciso garantir que uma ordem expressiva particular seja mantida, ordem que regula o fluxo de eventos, grande ou pequenos, de forma que qualquer coisa que pareça se expressadapor eles será consciente com sua fachada. Apesar da fachada social se sua posse mais pessoal e o centro de sua segurança e prazer, ela é apenas um empréstimo da sociedade. Ela será retirada a não ser que a pessoa se comporte de forma digna. Essa relação faz de cada homem seu próprio carcereiro, e esta é a coerção social fundamental, ainda que esses homens possam gostar de suas celas.
Assim,espera-se que membros de qualquer grupo tenham respeito próprio e que mantenham um padrão de consideração. Que ele realize esforços para resguardar os sentimentos e a fachada dos outros presentes. Existe um efeito combinado da regra, que faz com que a pessoa durante um encontro não só preserve a sua fachada mais também a do outro. Estabelecendo assim que todos sigam uma certa linha e que aceitem a linhade todos os outros. Esse tipo de aceitação parece ser uma característica estrutural básica de interação, em especial em conversas face a face. Mas geralmente é somente uma interação “prática” e não “real”, que se baseia não em um acordo de avaliações sinceras expressas e sim em uma disposição a oferecer juízos de boca para fora, com as quais os participantes não concordam.
A Preservação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • erving goffman
  • RITUAL DE INTERAÇÃO
  • GOFFMAN Erving Estigma
  • Erving Goffman e o isolamento Manicomial
  • Biografia Erving Goffman
  • Erving goffman e as instituições totais
  • Goffman, erving. as características das instituições totais
  • Resenha do Livro Estigma de Erving Goffman

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!