ervas

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014

Ervas, condimentos e especiarias
Ervas, condimentos e especiarias são aqueles produtos constituídos de uma ou diversas substâncias saborosas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregados nos alimentos para ressaltar ou modificar o seu sabor, podendo ainda ser utilizados como produtos de beleza e medicamentos. A maior parte dos condimentos e especiarias possui qualidadesculinárias e medicinais e são ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada, pois além de realçarem o sabor dos alimentos, ajudam na digestão, melhoram a estética do alimento e possuem qualidades terapêuticas.
De acordo com a sua aplicação e sabor, os condimentos classificam-se em: essências ou aromatizantes, salgados, picantes, ácidos, especiarias, ervas, bulbos, gorduras, adoçantes,adoçantes não calóricos e extratos.
Diferença entre ervas, especiarias e condimentos…
Ervas são folhas de várias plantas, e leva-se em conta seu sabor, aroma e qualidades medicinais e por isso são utilizadas na culinária, na medicina e com propósitos espirituais. As principais ervas são: manjericão, orégano, cebolinha, dill, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã, tomilho. Devem ser usadasfrescas, pois o calor do cozimento diminui seu aroma.

Especiarias são diversos produtos de origem vegetal como, sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. Além do uso na culinária, as especiarias eram utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados. As principaisespeciarias são pimenta do reino, canela, noz-moscada, cravo da índia, anis estrelado, baunilha, cardamomo, gengibre, coentro, pir piri (pimenta malagueta), mostarda em grão, açafrão, pimenta da Jamaica. Em alguns casos, a mesma planta pode produzir tanto especiaria como erva. Outros condimentos são elaborados com misturas de especiarias (como o chili) ou de ervas (como o bouquet garni).
Oscondimentos são molhos ou temperos adicionados a comida para dar um sabor especial ou complementar o prato. Muitas vezes, de sabor picante e, por isso adicionado em pequenas quantidades. Condimentos populares incluem sal, pimenta, Ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar. Podem ser adicionados antes de servir e durante o consumo, como ketchup e mostarda; outros, são usados durante o cozimento para darsabor e textura aos alimentos, por exemplo, molho barbecue, molho teriyaki, molho de soja e todos têm sabores que podem aprimorar o gosto de uma variedade de carnes e vegetais diferentes.
TIPOS
Açafrão Apresenta coloração laranja bem escura, aroma forte e sabor agradável, levemente amargo. Pratos à base de frango, peixes e crustáceos, além de pães, biscoitos e arroz.
Aipo Encontrado fresco ou emsementes moídas e misturadas com sal para o preparo do sal de aipo. O aipo ou salsão fresco é utilizado para saladas ou em pratos cozidos à base de peixes, carnes e aves, as folhas são usadas para aromatizar os caldos. O sal de aipo é usado para realçar o sabor das saladas, dos molhos e das sopas.
Alecrim Encontra-se fresco ou seco. Possui coloração verde-escura, sabor refrescante e aromabastante intenso. Deve ser utilizado em pequenas quantidades. Pratos à base de carnes, aves e peixes, em recheios, pães, nas sopas e em alguns molhos.
Canela É obtida retirando a casca dos galhos de uma árvore de origem chinesa. Pode ser encontrada em pau ou em pó. Tem aroma adocicado e forte. Compotas, picles, pães, bolos, biscoitos, legumes, doces, pratos salgados e salpicada sobre frutas ao forno oubananas fritas.
Cardamomo Sementes de coloração creme contendo pequenos grãos acinzentados, de aroma forte e doce, que devem ser moídos antes de usar. Pratos de origem indiana, picles, pães e biscoitos, sobre saladas e frutas ou maçãs assadas.
Cebolinha verde Encontra-se fresca em feiras livre e mercados. Muito usada na culinária brasileira como base em diversos pratos. Serve para enfeitar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ervas
  • Ervas
  • Ervas
  • Ervas
  • ervas
  • Erva
  • Ervas Aromáticas
  • Ervas aromáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!