ertyujikol

477 palavras 2 páginas
O presente estágio no Ensino de Educação Infantil tem como objetivo, conhecer na prática as particularidades da Escola Creche Frei Daniel com crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, cursando essa modalidade de ensino.
Realizamos o estágio com observação detalhada das relações entre educadores, educados, gestores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das doze turmas do Ensino Infantil da Creche Frei Daniel - ECFD.
Queremos observar que o Ensino de Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, ou seja, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos, através da implantação da obrigatoriedade do Ensino Infantil, as famílias, como núcleo central de uma sociedade, tornaram se consciente da seriedade de uma habilitação social, assim como de uma emancipação intelectual condizente com a nova realidade em que vivemos e como resultado, passaram a se apoderar cada vez mais da importância da escolarização e socialização para se alcançar esse objetivo final. Portanto, o que se percebe é o fato de que se as crianças, chegando à escola se alfabetizando em um contexto das novas tecnologias e apropriando-se do conhecimento globalizado, tendem a serem mais bem sucedidas em sua jornada futura em busca de seu lugar na sociedade. Mas, somente com a contribuição de programas de apoio às comunidades com maior grau de vulnerabilidade social, almejam serem mais bem acertados nessa árdua tarefa. A cada oscilação social percebemos que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento. Observamos que na Educação Infantil (principalmente na primeira infância) é a porta desse processo, e deste modo, esse ato deve ser um compromisso de todos os envolvidos, pois segundo cremos, não deve ser responsabilidade somente da escola, mas, também compartilhada com a família em uma cumplicidade singular por um ensino/aprendizagem qualitativo e emancipador.
Assim sendo,

Relacionados