ertgasrg

926 palavras 4 páginas
Apostila de Banco de Dados

Sumário

1 SELECT

É o operador mais básico da linguagem, ele é usado para indicar os atributos que queremos mostrar em nossa consulta. Podemos usá-lo informando campo a campo o resultado que queremos ou então usar o coringa * que é usado para representar todos os registros de uma tabela. No exemplo abaixo estamos trazendo todos os registros da tabela agencia.

SELECT * FROM Agencia

SELECT Nome_agencia ,Cidade_agencia ,fundos FROM Agencia

2 FROM

Também faz parte dos operadores básicos da linhagem. É responsável por informar as entidades que estarão participando do retorno dos registros. Nessa clausula, devemos informar todas as entidades que possuem os campos que desejamos mostrar na clausula SELECT. No exemplo anterior usamos a tabela agencia na clausula FROM.

SELECT * FROM Conta

3 WHERE

É o operador de filtragem ou condição, ou seja, todas as restrições necessárias são informadas nessa clausula. No exemplo abaixo procuramos os registros da tabela conta que o saldo seja igual a 500.

SELECT Nome_agencia ,Numero_conta ,saldo FROM Conta WHERE saldo = 500

3.1 OPERADORES CONDICIONAIS

Estão associados ao operador WHERE, pois eles irão definir os filtros dos conjuntos de resultados que estamos esperando. Abaixo, alguns operadores condicionais mais comuns, = (igual), (diferente), >, (maior) e o AND (e) para que a consulta retorne apenas os registros com saldo maior que 500 e que o nome da agência seja Joinville.

SELECT Nome_agencia , Numero_conta , saldo
FROM Conta
WHERE saldo > 500 AND Nome_agencia = 'Joinville'

3.2 RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS

Nesse momento vamos usar o operador WHERE e a condição AND para efetuar os relacionamentos entre as tabelas. Futuramente vamos aprender a maneira mais adequada de efetuar relacionamentos, as chamadas JOINS. No exemplo abaixo, relacionamos a tabela conta coma tabela depositante

Relacionados