Erros e Medidas

Páginas: 11 (2673 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS – CÂMPUS BARBACENA





Medidas e Erros

Relatório de aula prática da disciplina Fundamentos de Física ministrada pelo professor Aquiles Augusto Maciel Pires como parte do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF SUDESTE MG – CÂMPUS BARBACENA












Danielle Rodrigues Campos






BARBACENA
2015
1 – OBJETIVOSMedir uma grandeza física utilizando instrumentos de medida e analisar os erros que possamos vir cometer durante as experiências, tendo o objetivo de aprender a realizar medidas corretamente.

2 – INTRODUÇÃO TEÓRICA

Ao realizar um processo de medição precisamos efetuar da forma mais precisa possível e com a confiança que o valor encontrado representa a característica da peça.
Medir é um ato decomparar e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros.

2.1 – TIPOS DE ERROS

Erros Grosseiros
São devidos à falta de atenção, são resultados de enganos nas leituras e anotações de resultados. São de inteira responsabilidade do operador e não podem ser tratados matematicamente.

Erros sistemáticos 
São parcelas de erros que tendem a se repetir nasmedições. Fatores humanos são as causas mais comuns. Teoricamente os erros sistemáticos podem ser antecipados, medidos ou deduzidos e os resultados podem ser corrigidos após as medições.

Erros acidentais
Os principais fatores que implicam no aparecimento dos erros acidentais são: defeitos não sistemáticos de leitura; variação da capacidade de avaliação, com o número de medidas efetuadas; variação dacapacidade de avaliação ou da perícia, no caso da observação de uma mesma grandeza por vários observadores; condições próprias dos aparelhos de medidas (certos aparelhos dão erros de paralaxe que variam com o tamanho da grandeza); reflexos variáveis do operador (por exemplo, no caso de apertar um cronômetro); dificuldades na obtenção de certas medidas (ajuste do zero de uma escala, aplicação de umaparelho a uma peça em diferentes posições); interesse do operador em obter medidas em situações diferentes para obtenção de um valor mais representativo de uma grandeza.

Erros instrumental (ou Erro de Escala)
Está embutida em todo aparelho de medida, não há como eliminá-lo. Quando a medida corresponde a uma fração da menor divisão da escala do instrumento, há certa imprecisão na medida.Considera-se que o erro instrumental de um aparelho analógico seja igual a metade da menor divisão da escala do aparelho; e de um aparelho digital como sendo a menor divisão da escala do aparelho. O erro instrumental representa a limitação do instrumento.

Erros aleatórios
Ocorrem ao acaso e não podem ser previstos (exemplos: falhas de contagem, ruídos em um circuito elétrico, etc). Assim, os errosaleatórios não podem ser eliminados e não há medições sem a sua presença. Mas podem ser reduzidos através da repetição das medições, uma vez que, em média, os erros aleatórios tendem a se cancelar.

2.2 – TEORIA DOS ERROS

É a fração avaliada da menor divisão da escala, isto é, no dígito duvidoso é que reside a incerteza da medida.
A incerteza de uma medida pode ser classificada em dois tipos:

Erroabsoluto (EA): é o módulo da diferença entre o valor encontrado e o valor tabelado.
EXEMPLO 1: Num experimento onde se quer encontrar o valor da aceleração da gravidade terrestre, o aluno encontra o valor 9,0 m/s2. Mas o valor tabelado para a gravidade é 9,8 m/s2. Então o erro absoluto é:


EA = |9,8 – 9,0| = 0,8m/s2

Erro relativo percentual (ER): É o quociente entre o valor do erro absoluto e ovalor tabelado multiplicado por 100%. Expresso em porcentagem.
EXEMPLO 2: Usando os valores do exemplo 1, temos:

ER = (0,8/9,8).100% = 0.08 . 100% = 8%

2.3 – PROPAGAÇÃO DE ERROS EM CÁLCULOS

Algumas medidas são obtidas através de equações (medidas indiretas), com base em medições realizadas diretamente de equipamentos (medidas diretas). Portanto, junto
com as medidas são carregados também os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas e erros
  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Medidas e Erros
  • Medidas e erros
  • erros e medidas
  • Erros e medidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!