erros_fraudes

3602 palavras 15 páginas
,ERROS E FRAUDES EM AUDITORIA – UM CASO ESPECÍFICO DE FRAUDES
EM CONTAS A RECEBER

Aline Nascimento Guido (G-UEM)
Fabiana Aparecida Guido da Rocha (G-UEM)
Janaina Priscila Santos (G-UEM)
Vânia Cassamali (G-UEM)
Reinaldo R. Camacho (P-UEM)

Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo é conceituar erros e fraudes em Auditoria. Para alcance dos objetivos deste trabalho foi realizado pesquisa bibliográfica em materiais que tratam do assunto. Também foram colhidos materiais de apoio utilizados em sala de aula disponibilizado pela disciplina de auditoria contábil. A primeira parte desta pesquisa trata do referencial bibliográfico centrado em definições de Auditoria, Erros e
Fraudes. No desenvolvimento e corpo do trabalho, é apresentada a Auditoria em contas a receber e os erros e fraudes mais comuns . Para exemplificar o assunto foi utilizado um caso real de fraude ocorrido no Banco
Nacional.. Finalmente é apresentado as considerações finais sobre o tema, onde podemos concluir que embora erro e fraude sejam parecidos o que irá diferencia-los é a intenção de quem manipula as informações.

Palavras-chave: Contas a receber, auditoria, erros e fraudes.

Introdução

A Contabilidade é o processo de geração de informações referentes às atividades financeiras dos diversos tipos de atividade econômica, de modo que o usuário desta informação se utilize para a tomada de decisões.

Historicamente, os usuários destas informações cada vez mais têm demonstrado interesse pelas atividades financeiras das entidades, destacando-se a Contabilidade por gerar e transmitir esses dados.

Existem duas amplas categorias de usuários: os usuários internos (aqueles de dentro da entidade) e os usuários externos (aqueles de fora da entidade e que se utilizam das informações para operações com a entidade ou não).
Com o desenvolvimento das grandes empresas, cresce intensamente a figura dos acionistas, proprietários ausentes que não tem nenhum contato com as atividades da empresa.
Mesmo

Relacionados