ERRO

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014










Faculdade Regional do Vale do Aço – FARV

Rua Salermo n.º 299 – Bethânia
Ipatinga - MG – Fone: (31) 3824 2992




AUTORES
ALEX FERREIRA LIMA ; DANIEL ALVES QUINTÃO
JAYSON LUIZ VENTURA ; SORMANE FERREIRA MARTINS
UANDERSON LOPES DE ANRADE; WARLEY DOMINGUES SOUZA


TRABALHO
INSTRUMENTAÇÃO





ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º PERÍODOINSTRUTOR: ROBERTO LUPPI




IPATINGA 05/13


1) Segundo a física e a engenharia , qual a maneira correta de expressar a maioria das grandezas físicas mensuráveis? Exemplifique
R) Com um valor numérico, Uma indeterminação e Uma unidade (normalmente, pois algumas grandezas são adimensionais).
Ex: Temperatura indicada pelo termômetro de um forno: (500±3) 0C.


2) Cite dois tipos deperturbações externas que podem afetar um sistema de medição podendo provocar erro de medições. Explique como estas perturbações afetam o sistema de medição.

R) Variações de temperatura provocam dilatações em escalas de sistema de medição de comprimento, variações nas propriedades de componentes e circuitos elétricos etc.
Vibrações ambientais, a existência de campos eletromagnéticos, umidade do ar,diferentes pressões atmosféricas. O operador e a técnica de medição, como por exemplo: o uso de força de medição irregular ou excessiva, vícios de má utilização ou utilização de sistema de medição inadequado.
A forma, tamanho ou faixa de medição do sistema de medição pode não ser a mais indicada para aquela aplicação.

3) O que você entende por erro de medição e qual a sua principalcaracterística sob ponto de vista matemático

R) Erro é variação no valor medido em relação ao valor real, sob o ponto de vista matemático erro é a diferença algébrica entre a indicação de um sistema de medição e o valor de referência. Ou seja, é a quantidade que deve ser subtraída algebricamente da indicação para dar o valor de referência.

4) O que você entende por erro dinâmico? Exemplifique comofazer para eliminá-lo.

R) É aquele que depende do tempo. Quando uma medição altera seu valor significativamente durante a medição, ela pode ter erros dinâmicos. O erro dinâmico mais comum é devido ao tempo de resposta ou tempo característico do instrumento, quando há atrasos na variável medida. O erro dinâmico pode ser eliminado, conhecendo-se os tempos de resposta do instrumento, constante detempo da variável medida e condições previstas para entrada em regime permanente do instrumento medidor.

5) O que você entende por erro estatístico? Quais os tipos existentes?

R) É aquele que independe do tempo. Quando uma medição não altera seu valor substancialmente durante a medição, ela está sujeita apenas aos erros estáticos. Os erros estáticos são de três tipos diferentes: errossistemáticos, erros aleatórios e erros grosseiros.

6) O que você entende por erro sistemático? Quais as principais fontes de sua origem?
R) É também chamado de consistente, fixo, determinável, previsível, avaliável e de polarização (bias) .Os erros sistemáticos podem ser devidos: aos instrumentos; às condições de interferência do ambiente.
Suas principais fontes de origem : Se mantém constante, emvalor absoluto e sinal quando se fazem várias medições do mesmo valor de uma variável, sob as mesmas condições. É devido a uma causa constante. É mensurável. Pode ser eliminado pela calibração

7) Explique como ocorrem os erros sistemáticos inerentes aos instrumentos. Como podem ser eliminados?

R) Podem ser determinados ou indeterminados. Os determinados são devidos principalmente àcalibração e podem se referir basicamente aos pontos de zero e largura de faixa. Os erros do instrumento indeterminados são inerentes aos mecanismos de medição por causa de sua estrutura mecânica tais como os atritos de partes móveis, a tensão irregular de molas, a redução ou aumento da tensão devido ao manuseio incorreto ou da aplicação de pressão excessiva, desgaste pelo uso, resistência de contato,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erros
  • Erros
  • ERROS
  • Erro
  • Erro
  • Erros
  • erros
  • Erros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!