Erro escrito e forma de correção

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2013
Erro escrito e forma de correção

No processo de aprendizagem de uma L2 é comum que cometamos erros. A existência deles neste processo se dá devido à influência de nossa língua materna ou entre outras razões. Em Ellis (1994, p.51) erro é definido como desvio das normas da língua-alvo. Porém essa definição é muito questionável se tomarmos em consideração o que nos serve como norma. Já Lennon(1991, p.182) traz o seguinte conceito sobre o tal fato, ‘’ forma linguística – ou combinações de formas – que, no mesmo contexto e sob condições semelhantes de produção, não seria de forma alguma produzida pelos nativos’’.
Tipologias de Classificação dos Erros
Dulay, Burt e Krashen (1982) sugerem algumas tipologias que servem para classificar os erros.
- Taxonomia Linguística: Erros sãoclassificados de acordo com componentes linguísticos ( fonologia, sintaxe, morfologia, semântica e léxico e discurso).
- Taxonomia de Estratégias de Superfície: Os aprendizes omitem itens linguísticos que são necessários para formar uma sentença correta, se adicionam itens desnecessários, se dispõe os itens de forma desordenada.
- Taxonomia Comparativa: Tenta explicar a causa ou origem dos erros e osclassifica como: Erros interlinguais, também chamados de erros de interferência ou transferência. Eles refletem a interferência da língua materna na produção da língua-alvo.
Intralinguais não refletem a influência da língua materna do indivíduo e compreendem os ‘erros desenvolvimentais “( semelhantes aos produzidos por crianças que adquirem a língua-alvo) e ‘’erros únicos’’.
Erros ambíguossão aqueles que podem ser considerados como interlinguais ou como desenvolvimentais e erros induzidos são oriundos da maneira pela qual a língua alvo é apresentada ou praticada.
- Taxonomia do efeito na comunicação: Erros são classificados como locais ou globais. Os erros locais não afetam significativamente a comunicação, no caso de erros globais os erros tornam a comunicação incompreensível.
-Taxonomia Referente à explicitação do erro: Os erros são classificados por Corder (1973) como aparentes ou não aparentes. Aparentes (overt errors) são aqueles facilmente identificados, ao passo que os ‘’não aparentes’’ só são identificados dentro de um contexto.
Importância da correção
Alguns autores questionam a eficácia da correção de erros (Krashen, 1982; Krashen; Terrell, 1983) e consideramos erros parte de um processo natural da aprendizagem de LE. Assim, erros são indicativos de um estágio de interlíngua. Sem correção alguns alunos jamais conseguiriam atingir um estilo linguístico considerado ideal, pois a correção e forma de desconfirmar hipóteses errôneas em relação a língua-alvo ( Bley- Vroman, 1986).
Formas de correção de erros escritos
Correção direta: Essa forma implica emmarcar no texto os erros e fornecer a maneira correta considerando os aspectos formais. Nessa forma o professor não envolve o aluno no processo de correção, pois não lhe dá a chance de refletir sobre os seus erros.
Correção indireta: Esta pode ser feita de forma total ou parcial e deve ser seletiva, pois pode ter um efeito negativo na motivação. Desta forma deve se optar por corrigir aspectosgramaticais trabalhados recentemente, selecionar os erros de acordo com nível de proficiência dos alunos ou ainda corrigir primeiramente os erros que sejam problemáticos para a comunicação.
Correção com os pares: baseia-se na noção Vygotskiniana de que o uso da língua é uma atividade social e desta forma permite que os indivíduos construam significado dentro e a partir da interação.
Correção comtoda a turma: O professor só interfere quando os alunos não consigam reconhecer e corrigir os erros e deve encorajar os alunos para que eles façam suas correções.
Conferência: Tipo de correção dialogada, como a que acontece entre um orientador e seus orientandos.
Incentivo a rescrita: Uma forma de estimularmos a escrita é não somente dar ênfase a forma, mas, sobretudo, à expressão, e à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do texto: Erro Escrito e Formas de Correção Francisco José Quaresma de Figueiredo
  • Camada de enlace-correção de erros
  • Detecção e Correção de Erros
  • Metodos de detectação e correção de erros
  • Tecnicas de Detecção de correção de erros
  • Diversas formas de correção
  • Teleprocessamento, correção de erros e endereços ip
  • Código Reed Solomon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!