Erro de MEdicação

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
RESUMO DO ARTIGO : Erro de medicação: importância da notificação no gerenciamento da segurança do paciente
Este artigo tem como foco demonstrar a importância da notificação dos erros de medicaçãocomo um instrumento importante para o gerenciamento da qualidade da assistência e segurança do paciente. Foi realizada uma pesquisa onde foi questionada a equipe de enfermagem o sobre seuentendimento do que é um erro de medicação e sua opinião quanto à notificação deste evento.
Na introdução o autor esclarece que os erros podem trazer danos e prejuízos diversos a um paciente, desde o aumentodo tempo de permanência em uma instituição hospitalar, necessidade de intervenções diagnósticas e terapêuticas e trazer, até, conseqüências trágicas, como a morte. Além disso mostra que este tipo deevento tem sido objeto de preocupação dos gestores da saúde, e os erros de medicação, definidos como qualquer erro no processo de prescrição, dispensação ou administração de uma medicação vêm chamandoespecial atenção, pois são os que mais freqüentemente ocorrem em hospitais, trazem danos ao paciente, contribuem para depreciação profissional e podem, também, aumentar os custos das internaçõeshospitalares.
Nesta pesquisa ficou claro que há uma ausência de uniformidade na compreensão do que é um erro de medicação e quando ele deve ser notificado ao médico ou preenchido o relatório deocorrências.
O erro de medicação é uma questão multiprofissional e as circunstâncias que o envolvem são multifatoriais, não se limitando apenas a uma categoria profissional.
A equipe de enfermagem é sensívelao problema pois está envolvida no sistema de medicação e muitas vezes é responsabilizada pelos erros, temendo aos julgamentos e reações que podem ocorrer.
O conhecimento adquirido com esta pesquisareforça a necessidade de se desenvolver programas educacionais que elucidem o que são os erros de medicação, discutindo cenários para entender as causas do problema e propostas de melhoria.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • erros de medicação
  • ERROS DE MEDICAÇÃO
  • Erros de medicação
  • Erros de Medicação
  • Erros de Medicação
  • Erros de Medicação
  • Erros de medicação
  • Erros de medicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!