ERRITÓRIO BRASILEIRO: DO “ARQUIPÉLAGO” AO “CONTINENTE”

778 palavras 4 páginas
RRITÓRIO BRASILEIRO: DO “ARQUIPÉLAGO” AO “CONTINENTE”
TERRITÓRIO BRASILEIRO: DO “ARQUIPÉLAGO” AO “CONTINENTE”

A expressão arquipélago econômico se referindo ao território brasileiro durante os séculos XV até
O final do século XIX foi devido a falta de desenvolvimento econômico e integração entre as áreas
Produtoras de atividades produtivas,faltava tecnologia. o povoamento concentrado no litoral e ao longo dos rios, dada a importância dessas áreas para o transporte e dos recursos naturais nelas existentes para a subsistência das populações (nas áreas mais distantes da costa . O sertão – uma população dispersa se ocupava da criação extensiva de gado e culturas de subsistência, sendo que as comunicações eram difíceis). Aos anos 1890, a ausência de integração é outra característica que pode ser associada ao meio natural: nota-se que as áreas econômicas mais ativas e densamente povoadas estavam isoladas umas das outras, comunicando-se apenas por via marítima (influência do meio natural).
O meio natural, o homem tinha pouca influência sobre a natureza.
O meio técnico surge quando o ser humano começa a se sobrepor sobre o “império da natureza” por intermédio da construção de sistemas técnicos.
Em 1890, eram poucos espaços integrados à economia localizados em especial próximo à região litorânea, com destaque para as regiões sudeste e nordeste onde estavam os principais focos econômicos;
Em 1940, amplia-se os focos econômicos e a integração, mas ainda com grande destaque para o sudeste e o nordeste, contudo nota-se uma expansão para as regiões centro-oeste e sul.
1890 e 1940) correspondem a períodos nos quais os sistemas técnicos foram adensados no território brasileiro por meio da incorporação das máquinas (telégrafos, ferrovias, portos etc.) de forma seletiva. Esse meio esteve na origem das desigualdades regionais. No século XIX, por exemplo, com o desenvolvimento da economia cafeeira no Sudeste, verifica-se uma nova inflexão no processo de valorização

Relacionados

  • Recurso ordinário
    135133 palavras | 541 páginas
  • SINOPSES JUR DICAS 33 DIREITO INTERNACIONAL P BLICO PRIVADO E COMERCIAL 1 Edi O
    82111 palavras | 329 páginas