erqewr

2128 palavras 9 páginas
conto “As mãos de meu filho” pertence a obra de Erico Veríssimo, tem como tema central o concerto do pianista Gilberto e apresenta sua relação familiar,demonstrando os sentimentos de frustração e vergonha de seu pai e de realização e reconhecimento de sua mãe.
Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905, filho deSebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo. Inicia seus estudos em 1912, os 13 anos, lê autores nacionais, Aluísio Azevedo, Joaquim Manoel de Macedo, Afrânio Peixoto e Afonso Arinos. Comtempo livre, tendo em vista o recesso escolar devido à gripe espanhola, dedica-se, também, aos autores estrangeiros, lendo Walter Scott, Tolstoi, Eça de Queirós, Émile Zola e Dostoievski.
Em 1920, vaiestudar, em regime de internato, no Colégio Cruzeiro do Sul, de orientação protestante, localizado no bairro de Teresópolis, em Porto Alegre. Tem bom desempenho nas aulas de literatura, inglês,francês e no estudo da Bíblia.
Em 1924 a família da mãe muda-se para Porto Alegre, a fim de que seu irmão, Ênio, faça o ginásio no Colégio Cruzeiro do Sul. Infelizmente a mudança não dá certo. O autor, quehavia conseguido um lugar na matriz do Banco do Comércio, tem problemas de saúde e perde o emprego. Após tratar-se, emprega-se numa seguradora, mas, por problemas de relacionamento com seussuperiores, passa por maus momentos. Morando num pequeno quarto de uma casa de cômodos e diante de tantos insucessos, a família resolve voltar a Cruz Alta.
Erico volta a trabalhar no Banco do Comércio, comochefe da Carteira de Descontos, em 1925. Toma gosto pela conto “As mãos de meu filho” pertence a obra de Erico Veríssimo, tem como tema central o concerto do pianista Gilberto e apresenta sua relação familiar,demonstrando os sentimentos de frustração e vergonha de seu pai e de realização e reconhecimento de sua mãe.
Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 17 de dezembro de 1905, filho deSebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes

Relacionados

  • eraere erqewr qerqew
    40668 palavras | 163 páginas