ERPXCRM

1517 palavras 7 páginas
Introdução Toda a organização busca qualidade em seus serviços e produtos, tempo de entrega e custos minimizados, levando a organização a ficar mais dependente do uso de tecnologias de informação e comunicação, para assim atingir o objetivo de lucro. Para as empresas aumentarem os seus lucros existem duas formas: Aumentar as vendas ou Reduzir os custos. Estas duas estratégias podem ser implementadas por uma empresa, através de aplicações de duas poderosas ferramentas CRM e de ERP. As duas integram informações, em um único banco de dados. Nesse artigo são apresentados os dois sistemas, com seus principais benefícios e demonstrando que o CRM e o ERP trabalhando isolados um do outro, não estarão trazendo os benefícios que podem proporcionar às empresas.

O que é CRM? CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento do
Relacionamento com Clientes. O conceito principal é disponibilizar todas as informações sobre os clientes para todas as pessoas e departamentos da companhia de maneira que as mesmas sejam acessadas imediatamente sempre que necessário, sendo assim, possível que todas as necessidades dos clientes sejam satisfeitas.
Existem três tipos de CRM: operacional, analítico e colaborativo. O CRM operacional está relacionado com as funções empresariais típicas envolvendo atendimento ao cliente, gerenciamento de pedidos, estoque/cobrança e automação e gerenciamento de vendas/marketing. O CRM analítico envolve atividades que capturam, armazenam, extraem, processam, interpretam e apresentam dados de cliente para um usuário corporativo, que, os analisa como necessário. O CRM colaborativo lida com toda a comunicação, coordenação e colaboração necessárias entre vendedores e clientes. Os principais benefícios com a implantação do CRM na organização são: Integração de clientes à empresa como um participante do processo de desenvolvimento e adaptação de serviços

Relacionados