Erp, sistema integrado de gestão empresarial

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2012
SUMÁRIO


SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
O SISTEMA ERP 4
ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA ERP 4
FASES DA IMPLANTAÇÃO 5
ESTRUTURA DE UM PROJETO ERP 5
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ERP 6
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO 7
PRINCIPAIS ERPs DISPONÍVEIS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9












INTRODUÇÃO

O presente trabalho da disciplina de Tecnologia e Gestão da Informação,trata sobre ERP – Enterprise Resource Planning. Os ERPs, em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
O sistema ERP é o sucessor do MRP - que surgiu no início da década de 70 já na forma de conjuntos de sistemas que conversavam entre si e quepossibilitavam o planejamento dos usos dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos, - de uma forma evoluída, passando a controlar todos os sistemas funcionais e sistêmicos. Ele constituído de diversos módulos, que suportam todas as áreas de uma empresa. Por se tratar de sistema genérico, independe do fato de a empresa que vai adotá-lo ser de manufatura ou prestadorade serviços. A abrangência do sistema é limitada pela empresa, podendo estar ligada a vários motivos, como: custo de implantação dos módulos, possibilidade de integração de sistemas menores ao ERP, entre outros.














O SISTEMA ERP
ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA ERP

Normalmente, um produto ERP possui dois conjuntos básicos de módulos: um em relação a atividades-fins daempresa (ex.: engenharia, controle de manufatura, gestão da produção) e outro conjunto de apoio a atividades-meios, orientado para a administração e gestão da organização (ex.: contabilidade, finanças, custos, vendas). Esses dois conjuntos interligados e suportados por plataformas de dados formam ea estrutura básica do sistema ERP (Figura 1).


Figura 1. Fonte: Santos, Aldemar de Araújo.Informática na Empresa. 5ª ed. São Paulo. Editora Atlas - 2009.

Esses dois conjuntos interligados e suportados por plataformas de dados formam a estrutura básica do sistema ERP que deve refletir, de forma permanente, políticas e estratégias do negócio. No entanto, essa classificação é genérica e só pode ser assumida com segurança se confrontando o ambiente da organização com a estrutura do sistemaERP em questão.

FASES DA IMPLANTAÇÃO

A primeira fase, planejamento, constitui-se da concepção da etapa de implementação. É feito o levantamento dos processos das áreas que usarão o sistema ERP, buscando uma visão de alto nível dos processos de negócio. Após esse levantamento, elabora-se um desenho do modelo de processos futuros, que virião a direcionar a configuração do novo sistema. Alémdisso, serão executados nessa fase, o levantamento de GAPs (desvio existente entre a demanda do negócio e a oferta da tecnologia) e as necessidades de interface, isto é, programas que permitem a interconexão automática entre sistemas.
A construção é próxima fase do novo sistema. Para isso, serão executadas a parametrização do sistema e especificação dos programas de carga do banco de dados(migração dos dados do antigo sistema para o novo) e de interface com outros sistemas.
Por último, tem-se o desenvolvimento, onde há preocupação com o treinamento de usuários e gestores e é colocada à disposição suporte e auxílio.

ESTRUTURA DE UM PROJETO ERP

Segundo O’Brien, James A. (2004), o planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema interfuncional que atua como uma estruturapara integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. O programa ERP é uma família de módulos de software que apóia as atividades da empresa envolvidas nesses processos vitais internos. Para uma empresa industrial, por exemplo, o software ERP geralmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erp
  • Sistemas integrados de gestão empresarial (erp)
  • ERP
  • E-gestor sistema integrado de gestão empresarial (erp)
  • Sistema integrado de gestao empresarial ERP MEC
  • ERP
  • ERP
  • SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ERP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!