Erp em nível operacional

Páginas: 14 (3447 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
ERP


A sigla ERP - Enterprise Resource Planning traduzida literalmente, significa "Planejamento dos Recursos da Empresa", o que pode não refletir a realidade de seus objetivos.
Utilizando os sistemas ERP temos acesso a todas as informações da empresa a partir de qualquer departamento, possibilitando assim o processo de tomada de decisão.
Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidadeglobal da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes (CHOPRA e MEINDL, 2003).
Estes Sistemas, também chamados no Brasil de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todas as transações realizadas pela empresadevem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema possam refletir o máximo possível a realidade.

E.R.P: O EIXO DE UM GRUPO EMPRESARIAL

Um sistema integrado de ERP é o eixo de um grupo empresarial e é usado para suportar estratégias de negócio existentes. O ERP proporciona a uma empresa a necessária flexibilidade para melhorar as relações com o ciente (o lado da demanda) e umamelhor gestão das necessidades de produção e estoque (o lado dado oferta/suprimento). É ainda a ferramenta definitiva para uma alocação efetiva dos escassos recursos de um negócio. Com o ERP, uma empresa pode criar uma nova fundação dpara a informação, substituindo sistemas legados, pertencentes a diferentes épocas, que acumulam dados de maneiras diversas. A gerência sênior pode usar o ERP paraconseguir controle sobre a informação e para melhorar o apoio tomada de decisões. O ERP também provê consistência para a informação através de todo um grupo empresarial global e incorpora o seguinte:
 - Planejamento de recursos, incluindo previsão e planejamento, gerenciamento de compras e materiais, gerenciamento de almoxarifados, distribuição de produtos e contabilidade e finanças.
Aoproporcionar dados exatos, completos e a tempo sobre todas essas áreas, o ERP ajuda uma empresa a avaliar, elaborar relatórios e dispor seus recursos rapidamente e a focalizar sobre as prioridades organizacionais. por exemplo, uma empresa pode avaliar sua posição total de caixa globalmente em relação a um grande fornecedor, que pode ser também em cliente. Muitas e muitas vezes, pagam-se faturas afornecedores que são também clientes e que devem mais do que têm a cobrar.
 - Gerenciamento da cadeia de suprimentos, o que inclui a compreensão de demanda e capacidade,bem como a programação da capacidade para atendimento da demanda. Pela ligação de partes díspares de um grupo empresarial por meio do ERP, podem-se estabelecer programações mais eficientes, que satisfazem de forma ótima as necessidadesdo grupo empresarial. Isto leva à redução do tempo de ciclos e dos níveis de estoque e melhora a posição de caixa da empresa.
 - Gerenciamento da cadeia de demanda, o que inclui o manejo da configuração do produto; estabelecimento de cotas e preços, contratos, promoções e comissões. Pela consolidação da informação obtida com o ERP, os contratos podem ser melhor negociados, os preçosestabelecidos de forma a considerar a posição total do grupo empresarial; e os escritórios de vendas podem ser melhor avaliados, recompensados e gerenciados.
 - Gerenciamento do conhecimento, o que inclui a criação de um data warehouse, um repositório central dos dados do grupo empresarial, executando análises de negócios sobre esses dados, proporcionando apoio para as decisões da liderança do grupoempresarial e criando futuras estratégias baseadas no cliente.
Estas atividades envolvem sistemas de gestão da informação (MSI), que facilitam a tomada das decisões de negócio apropriadas. Nesta capacidade, o ERP evolui de uma máquina de processamento de transações para um verdadeiro purificador de informação. A acumulação de informação no depósito pode tornar-se uma poderosa ferramenta nas mãos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nivel operacional
  • nivel operacional
  • nivel operacional
  • Funções dos niveis estrategicos gerencial e operacional na empresa
  • Vantagens estratégicas nos níveis Estratégico, Tático e Operacional
  • È um Software ERP específico para empresas que buscam automatizar processos: operacionais, táticos e estratégicos.
  • Técnicas, Humanas e Conceituais e em qual nível hierárquico (Estratégico, Intermediário e Operacional)
  • O que é ERP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!