Erotização infantil: responsabilidade da familia, sociedade e estado

Páginas: 2 (333 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
Se pegarmos o álbum de fotos de nossa mãe, de quando ela era pequena, veremos imagens que nos farão entender como era a vida na época dela: vestidinhos longos, de cores neutras, babados, rendinhas eoutros acessórios "fofos". Este tipo de vestimenta, em comparação com as que comumente vemos hoje em dia, nos mostra a diferença de valores entre a primeira e a segunda geração de crianças nasociedade.
Hoje em dia a falta de interesse dos pais por ensinar os verdadeiros valores da infância para seus filhos, tem feito com que a sociedade adquira, à longo e médio prazo, adultos que "pularam" fasesimportantes de sua vida.
Isso se justifica quando, despreocupadamente, os pais deixam seus filhos assistirem novelas, nas quais se apresentam meninas de oito a dez anos vestindo roupas nãoapropriadas para a idade delas. Também podemos citar o exemplo das empresas de produtos infantis, que visando apenas o lucro, criam linhas de roupas e acessórios ousados para meninas pequenas usarem,promovendo a erotização da criança, fazendo com que ela preocupe-se apenas com seu corpo, ao invés de aproveitar a idade e brincar.
Além disso, as musicas mais comuns hoje em dia, infelizmente tembanalizado muito o sexo, assim como suas respectivas coreografias. É comum ver crianças "imitando" os pais, ao dançarem musicas com letras sensuais, com mini-saias e tomara-que-caia, da mesma forma que viramsuas mãe, irmãs, ou ate mesmo primas fazendo nas "festinhas" de fim de semana.
Diante desses problemas, cabe, primeiramente aos pais, saber discernir entre as coisas que convém ou não ensinar aos seusfilhos e observar bem as roupas e acessórios que compram para os pequenos, por exemplo.
O Estado também pode interferir, se ele reformular e fazer valer as leis do Estatuto da Criança e doAdolescente e fiscalizar as empresas cujo público alvo são as crianças, para saber se estas instutuições comerciais não estão abusando de sua influência no mercado e lançando produtos inadequados para seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações da Família com o a Sociedade e o Estado
  • A origem da família, da sociedade privada e do estado e do e
  • o estado e a familia e o modo de vida na sociedade
  • O adolescente em conflito com a lei: a responsabilidade do estado, da família e da sociedade frente ao artigo...
  • O estado e a família
  • Responsabilidade do Estado
  • A responsabilidade do estado
  • Responsabilidade Do Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!