Erosao/juvenal mabui

1993 palavras 8 páginas
Introdução
A erosão é um problema muito sério, devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema. Pelo que o presente trabalho dedica se a identificação de uma zona na nossa cidade que haja um fenómeno erosivo e descreve-lo desde as causas do surgimento, soluções que a ser implementadas com vista a solucionar o problema, as consequencias desta além de tratar de propor medidas par a mitiga-lo.
Esse trabalho é elaborado com vista a preencher o aspecto avaliativo da disciplina de geomorfologia, basea se no método de pesquisa bibliográfica e observação directa do fenómeno.

Erosão pluvial na avenida Joaquim Chissano - cidade de Maputo
Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela acção do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água pode também se secunda esta informação na obra de Ombe Alexandre et all (2007:72), o afirmar se que esta é um processo pelo qual partículas de rochas e solo se deslocam da sua localização original, sendo transportadas e depois depositadas noutro local.
De acordo com TOUXAS (1998:72), a erosão e o conjugo de processos – desgaste, transporte e acumulação – que modelam a superfície da terra, resultantes da acção dos agentes naturais. Por ex: acção dos ventos, dos rios etc.
Erosão é o processo de separação, remoção, transporte e deposição de partículas de solo causados pela influência do sol, chuva, água e pode ser acelerado pela actividade do homem. De entre as várias actividades Humanas destacam-se: abate de árvores, queimadas descontroladas, práticas inadequadas na agricultura, uso e aproveitamento de terra em áreas propensas à erosão de solos (MICOA, 2008).
Erosão Pluvial

Segundo o MICOA (2008:2), é a erosão causada pela

Relacionados