erosao dos solos

Páginas: 9 (2002 palavras) Publicado: 17 de junho de 2015
1. Introdução
As queimadas descontroladas constituem um dos grandes factores de destruição dos recursos naturais e contribuem para mudanças climáticas, devido a emissão de gases com efeitos de estufa.
Na maioria dos países do mundo, em particular da Africa Sub-Sahariana, as queimadas fazem parte de modo de vida das populações Rurais como meio de gestão da terra e dos recursos naturais. Muitasdestas queimadas acabam tornando-se descontroladas, devidos as proporções que atingem, por desconhecimento das melhores práticas para o seu controlo e as vezes por simples negligência dos seus autores.
Em Moçambique, as queimadas descontroladas constituem um dos problemas ambientais que preocupam toda a sociedade, agravado pelos índices elevados de pobreza em que vive a maioria da população Rural eperi-Urbana do país. Estes ainda estão relacionados com as práticas de actividades agrícolas impróprias, caça furtiva, necessidade de combustível lenhoso principalmente em grandes aglomerados populacionais, questões sócio-culturais, resultando na destruição da biodiversidade e dos habitats, na perca da fertilidade de solos, entre outros.
Assim, o presente trabalho visa identificar os problemasresultantes das queimadas descontroladas como forma de garantir a definição de estratégias que contribuam para o uso sustentável dos recursos naturais.
De salientar que o trabalho está estruturado da seguinte maneira: parte introdutória, objectivos gerais e específicos, a metodologia, definição de conceitos, a fundamentação teórica, a conclusão e as referências bibliográficas.




2. Descrição daárea em estudo
O posto administrativo de Chicumbane faz parte do Distrito de Xai-Xai e se situa-se no Noroeste da cidade de Xai-Xai, com uma área de 635km², e uma população de 28.113habitantes. a população de deste posto administrativo de Chicumbane é na sua maioria dependente da actividade agrícola sendo a caça, criação de animais bem como a actividade comercial importante no melhoramento da dietaalimentar das comunidade. O clima é tropical húmido caracterizado por duas estações sendo uma quente chuvosa, que ocorre de Novembro a Março e a outra fresca e seca de Abril a Outubro. A precipitação média anual a meta é de 800mm e, este facto influencia o período de crescimento anual das plantas que possuem valores inferiores a 240 dias.

3. Delimitação do tema
O presente trabalho insere-se naanálise da problemática de Queimadas descontroladas – caso Posto Administrativo de Chicumbane na localidade do mesmo nome, tendo em conta os impactos socioeconómicos e ambientais que este traz para as populações residentes desta região e ao Governo Provincial e Distrital em particular desde o ano 2000 até ao presente.

4. Problematização
A situação das queimadas descontroladas no postoAdministrativo de Chicumbane caracteriza-se pela existência abundante de campos agrícolas e uma vasta floresta ao redor do mesmo. A exploração intensiva e desregrada destes campos e de outras espécies poderá reduzir significativamente a fertilidade dos solos nos próximos cinco anos.
As queimadas descontroladas, é um problema que tem vindo a trazer repercussões negativas para o ambiente e a comunidade emparticular as populações mais pobres partindo do pressuposto que os problemas de queimadas estão relacionados com os níveis de pobreza. E as pressões para as queimadas descontroladas surgem de uma combinação de factores, enraizados em causas de natureza económica e incluem:
Nova terra para fins agrícolas;
Caça;
Pobreza absoluta;
Falta de políticas de penalização aos praticantes;

5. Problema
Aescassez de recursos de subsistência e a necessidade de garantir a satisfação da exigência básicas de sobrevivência tem conduzido a utilização indevida dos recurso naturais disponíveis com implicações grave para o ambiente que provedor e dependente desses mesmos recursos. A problemática das queimadas descontroladas em Chicumbane encontra se relacionada com necessidade de garantir a restauração das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão do solo
  • erosao do solo
  • Erosao dos solos
  • Erosão do solo
  • Erosão do Solo
  • Erosão do Solo
  • EROSÃO DO SOLO
  • Erosão do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!