Erosão do Solo

Páginas: 5 (1244 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Universidade Estadual do sudoeste da Bahia
Curso: Engenharia Ambiental
Departamento de Ciências tecnologia e pesquisa ambiental
Disciplina: Ciências tecnologia e pesquisa ambiental








Erosão do Solo


Revisão bibliográfica com exigência
da disciplina Ciências tecnologia
e pesquisa ambiental apresentado
por Éric Marley Santos Vieira


Itapetinga – BA
06-04-14Sumário
1- Introdução 1
2- O que é erosão do solo ? 2
3-Causas da Erosão do solo 3
3.1 Erosão por causas naturais
3.2 Erosão por intervenção humana

4 Tipos de Erosão 4
4.1 Erosão Pluvial4
4.2 Erosão Eólica 5
4.3 Erosão Marinha 6
4.4 Erosão Fluvial 7
5 Fatores que contribuem com erosão do solo 8
6 Prejuízos aos seres humanos 9
7 Bibliografia10
















1 Introdução
Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, levandoseus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo. ROSE et al., 1983; LIEBENOW et al., 1990
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre com a retirada das vegetações para uso agrícola, deixando o solo exposto e tornando a erosão, oque pode levar à desertificação. (BERTONI e LOMBARDI NETO, 1990; PARANÁ, 1989; PARKER et al., 1995)

2 - O que é erosão do solo
A erosão é um fenômeno natural provocado pela desagregação de materiais da crosta terrestre pela ação dos agentes exógenos, tais como as chuvas, os ventos, as águas dos rios, entre outros. Essas partículas que compõem o solo são deslocadas de seu local deorigem, sendo transportadas para as áreas mais baixas do terreno.
A erosão tem se intensificado em virtude das ações antrópicas, pois o homem tem modificado o meio natural de forma desastrosa, e uma das consequências é essa erosão acelerada. Os fatores que contribuem para esse cenário são: desmatamentos, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem de estradas, linhas de plantio,etc.
O avanço da erosão desencadeia uma série de problemas socioambientais: deslizamentos, enchentes (através do preenchimento de lagos e rios), assoreamento dos rios, morte de espécies da fauna e da flora, redução da biodiversidade, perda de nutrientes do solo, redução da área de plantio, danos econômicos, entre tantos outros. (RODRIGUES, M. G.; COSTA, F. J. P. dez. 2011).3 - Causas da erosão do solo

Causas naturais: No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra. O vento e a mudança de temperatura também são causadoresimportantes da erosão.
Quando um vulcão entra em erupção quase sempre ocorre um processo de erosão, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas é grande.
A mudança na composição química do solo também pode provocar a erosão. (Roberto N., 2009).

O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão do solo
  • erosao do solo
  • Erosao dos solos
  • Erosão do solo
  • Erosão do Solo
  • EROSÃO DO SOLO
  • erosao dos solos
  • Erosão do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!