EROSÃO DO SOLO

Páginas: 14 (3322 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014






















EROSÃO DO SOLO






















Introdução

O modelo de ocupação e a forma de uso da terra têm sido um processo desordenado em todo o país, com a retirada da vegetação para a prática de cultivos, não levando em conta áreas sensíveis à degradação ambiental. Não é diferente na região do Triângulo Mineiro em particular nomunicípio de Uberlândia, que também sentiu os reflexos desta ocupação sem planejamento. Atrelados à modernização da agricultura, com técnicas inadequadas às condições tropicais, vieram os desmatamentos da vegetação nativa, tornando os solos mais susceptíveis à formação de processos erosivos. (SOUZA, 2005).
A erosão  é o processo de desagregação e arraste das partículas do solo pela água ou pelovento, erosão hídrica e erosão eólica. Ela destrói as estruturas e as areis, argilas, óxidos e húmus que compões o solo, essas partículas são carregadas para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão parar nos córregos e rios, a erosão prejudica tanto o solo como a água.
A erosão é um processo natural responsável pela alteração do relevo terrestre desde a sua formação, porem a ação antrópicavem acelerando este processo, através da ocupação incorreta do solo.


















Erosão
Podem fazer-se distinções acerca da origem dos processos de erosão, erosão Eólica e Hídrica. Existe também a erosão que é induzida por animais ou atividades de uso do solo, que podem ser geralmente descritas como forma de erosão acelerada.
A erosão se inicia sempre de forma quaseimperceptível pelo que é chamado de “lixiviação” ou “erosão laminar”, quando as partículas superficiais do solo, junto com os nutrientes e sais minerais, começam a ser removidos pela ação da água ou do vento. Essa remoção da camada superficial do solo deixa-o desprotegido, improdutivo e vulnerável à ação da força cinética da chuva, dos ventos, e da gravidade. Em seguida forma-se o que é chamado de“erosão em sulcos”, quando vão sendo formados caminhos como se fossem rasgos no solo.
A vegetação, de modo geral, protege o solo ao diminuir a força cinética da chuva. As gotas de água ao cair encontram uma barreira composta pela vegetação e perdem força antes de chegar ao solo, o que também diminui a velocidade de escoamento superficial, fator determinante na ocorrência de erosão hídrica. Sem contarque as raízes das plantas agem como uma rede agregando o solo e absorvendo parte da água que cai nele, evitando a saturação e, conseqüentemente, deslizamentos que podem agravar o processo erosivo. fator importante para a maior ou menor incidência de erosões é a composição do solo. Os argilosos são mais resistentes aos processos erosivos enquanto que os solos arenosos são mais frágeis por apresentarmenor coesão.
Principais tipos de erosões
EROSÃO EÓLICA
A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorrem em geral em regiões planas, de pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa e sopram ventos fortes. Constitui problema sério quando a vegetação natural é removida ou reduzida; os animais, insetos, moléstias e o próprio homem contribuem para essa remoção ou redução. As terras ficamsujeitas a erosão pelo vento quando deveriam estar com a vegetação natural e são colocadas em cultivo com um manejo inadequado (BERTONI, 1985).
Este tipo de erosão consiste no transporte aéreo, ou por rolamento, de partículas de solo pela ação do vento. A erosão eólica se reveste de maior importância nessas regiões em que a vegetação é insuficiente para cobrir e proteger o solo, ou nas regiõesáridas, nas margens arenosas de oceanos, lagos e rios, e em solos de origem arenítica. O teor de umidade do solo é um fator limitante da intensidade com que a erosão eólica pode ocorrer. Segundo BRADY (1989), as porções mais finas podem ser carregadas a grandes alturas e por centenas de quilômetros de distância. Em geral, a terra é, não só despojada do seu solo mais rico, como as culturas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão do solo
  • erosao do solo
  • Erosao dos solos
  • Erosão do solo
  • Erosão do Solo
  • Erosão do Solo
  • erosao dos solos
  • Erosão do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!