Erosão do solo

Páginas: 2 (273 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
Erosão é um impacto destrutivo do solo causado pela agricultura, desmatamento, construção em locais inadequados, técnicas agrícolas impróprias, ocupação do solo etc. Aerosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com queapareçam no terreno atingido; sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que tem profundidade de até 50 cm ou voçorocas que possuem mais de 50 cmde profundidade.
Há vários tipos de erosão:
Erosão por gravidade - movimentação das rochas e sedimentos por causa da gravidade
Erosão Pluvial - causada pelaschuvas
Erosão eólica - causada pelo vento
Erosão Marinha - causada pela forças das ondas q se chocam contra a costa.
erosão química - causada pelo calor, frio, umidade eoutros q se chocam nas rochas
Erosão glacial - provocadas pelo deslocamento das geleiras.
A erosão é bastante prejudicial à vida já que encobre terrenos férteis commateriais áridos, soterra lagos e rios provocando a morte de espécies animais e vegetais, dificulta o processo de oxigenação da água, provoca o desequilíbrio da fauna eda flora, provoca enchentes com grande preenchimento de lagos e rios

Para amenizar e/ou anular um processo erosivo pode-se faze terraceamento, consiste em formardegraus no solo, as curvas de nível, consiste em arar o solo e semeá-lo seguindo cotas altimétricas e a associação de culturas em plantios que permitem a exposição dosolo, com legumes que o recobrem bem. Todas essas técnicas objetivam a perda de velocidade no escoamento da água para que esta não leve as partículas que não estão presas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão do solo
  • erosao do solo
  • Erosao dos solos
  • Erosão do solo
  • Erosão do Solo
  • Erosão do Solo
  • EROSÃO DO SOLO
  • erosao dos solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!