Erosão à fio

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Introdução
Conhecida pela sigla EDM, ou Eletrical Discharge Machining, a eletroerosão é um processo térmico de fabricação de peças isoladas ou no máximo para pequenas séries, caracterizado pelaremoção de material consequente a sucessões de descargas elétricas que ocorrem entre o eletrodo e uma peça, através de um liquido dielétrico. A eletroerosão pode ser classificada em dois processos:Eletroerosão por arco: descargas elétricas estacionárias aplicadas por curto intervalo de tempo em locais diferentes promovem a remoção do material.
Eletroerosão por faísca: caracteriza-se por termosdescargas elétricas não estacionarias (faíscas) aplicadas e pequeníssimos intervalos de tempo em locais diferentes.
O principio da remoção
A remoção do material da peça é realizada pela microfusão emuma porção localizada da peça, através de uma descarga elétrica. Caracterizada por descargas elétricas não estacionárias, (faíscas) aplicadas em pequeníssimos intervalos de tempo em locais diferentes,é um processo de conformação em que o eletrodo ferramenta produz a sua imagem no eletrodo peça. O processo é efetuado sob um liquido não condutor de eletricidade (dielétrico: querosene, gasolina deteste, óleo de transformador).

Eletroerosão à fio
A eletroerosão à fio é um processo para corte de materiais condutivos com um fino eletrodo que segue em um caminho programado. É um processo onde nãoocorre o contato físico da peça usinada com a ferramenta, resultando na ausência de forças de corte e tensões, comuns nos processos convencionais de usinagem. Uma outra característica importante é arápida dissipação do calor, devido ao fato de a peça permanecer submersa em líquido. Além disso, a dureza do material não interfere na velocidade de corte.
Aplicações:
A eletroerosão à fio pode seraplicada na confecção de matrizes para estampas de corte, fieiras para trefilação, micro EDM e para fabricação de ferramentas de metal duro. A eletroerosão à fio é indicada para qualquer processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erosão
  • O que é erosão
  • Erosão
  • Erosao
  • erosão
  • Erosão
  • Erosão
  • Erosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!