Ero O VilaVit Ria

6861 palavras 28 páginas
Estudo da Voçoroca Vila Vitória em Área Periurbana no Município de Loanda/PR*.
Maria Dolores Jodar Gutierrez Cancean** (PDE/SEED-PR)

Resumo: Esta pesquisa atuou no sentido de analisar a evolução da Voçoroca Vila Vitória, localizada a montante da cabeceira do Ribeirão Areia Branca, no Município de Loanda, em cerca de quase quatro décadas, na tentativa de estabelecer suas causas e efeitos. Isso porque o processo de urbanização do Município de Loanda provocou alterações ambientais na área em estudo com o surgimento dessa imensa voçoroca que causa prejuízo para a sociedade local. É fundamental que se conheça a origem e evolução desse processo erosivo, para isso, é necessário identificar o tipo de solo desse local. Neste sentido, este trabalho apresenta os resultados obtidos com o desenvolvimento desse projeto, traçando um panorama da evolução dessa voçoroca nas décadas de 1970, 1980, 1990 e dados atuais.
Palavras - chave: erosão, solos, voçoroca, Loanda.

1. Introdução

O processo de ocupação da Região Noroeste do Estado do Paraná, promoveu um desmatamento generalizado, expondo a cobertura pedológica. Esta cobertura, na área de ocorrência do Arenito Caiuá é caracterizada pela presença de solos de textura arenosa e apresenta grande susceptibilidade aos processos erosivos gerando sulcos, ravinas e voçorocas.
Tais fenômenos promovem a degradação dos solos e a perda da produtividade; assoreamento da rede de drenagem e ainda prejuízos para infra-estrutura urbana.
Nesse contexto, o controle ou a prevenção da erosão tem sido um desafio constante e necessário para que se possa garantir a expansão do núcleo urbano e das atividades econômicas do Município de Loanda, notadamente da atividade agropecuária. Isto tem sido uma preocupação de entidades estaduais, órgãos administrativos municipais e, principalmente para as populações locais que sofrem diretamente com o problema.
Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar questões relacionadas à ocupação do espaço no

Relacionados