Ernegia Eolica

587 palavras 3 páginas
Alunos : Claudio lima ,marco Aurélio ,Ricardo silva

Energia eólica é a energia que provém do vento, termo

eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o Deus dos ventos na mitologia grega. A energia eólica é utilizada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.
Nos moinhos de vento a energia eólica é transformada em energia mecânica, que é utilizada para moer grãos ou bombear água. Atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores, que são turbinas colocadas em lugares de muito vento, para produzir energia. Essas turbinas têm geralmente a forma de um cata-vento ou moinho.
Existem os parques eólicos, que são concentrações de aero geradores, utilizados para produzir energia , geralmente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. Um aero gerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. É um equipamento que tem se popularizado rapidamente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente.
Mas a geração de energia eólica é ainda muito pequena em relação ao consumo mundial de eletricidade.

Composição básica de um Aerogerador
1.Fundação
2.Conexão com a rede elétrica
3.Torre
4.Escadaria de Acesso
5.Controle de orientação do vento
6.Nacela
7.Gerador
8.Anemômetro
9.Freio
10.Caixa de Câmbio
11.Pá rotatória
12.Controle de inclinação da pá
13.Cubo rotor

Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.
Rotores de eixo vertical :
Os rotores de eixo vertical são geralmente mais caros que os de eixo horizontal, pois o gerador não gira seguindo a direção do vento, apenas o rotor gira enquanto o gerador fica fixo, mas seu desempenho é inferior.
Rotores de eixo horizontal:
Os rotores de eixo

Relacionados