erin brockovich

Páginas: 41 (10039 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2013
Direito Ambiental: Uma Mulher de Coragem - Erin Brockovich

UNICID
2008
 
 
 
Sumário
1. Resumo do Filme 
1.2. Entrevista de Erin Brockovich à revista Veja
2. Introdução
3. Comentários sobre a questão ambiental levantada no filme
4. Responsabilidade civil pelos danos causados as pessoas
5. Responsabilidade pelos danos causados ao meio ambiente 
6. O crime ambiental 
7.Analise do caso a luz da legislação ambiental e constitucional brasileira 
8. Conclusão 
9. Bibliografia 
10. Integrantes
 
1 - Resumo do filme:
Erin Brockovich é uma mulher duas vezes descasada, sem escolaridade, pavio curto, cafona, desbocada e com sérios problemas de relacionamento. Mãe de três filhos, um deles ainda de colo, corre desesperadamente em busca de um emprego.
Após váriastentativas frustradas, consegue um sub-emprego em um modesto escritório de advocacia. Na função de arquivista, passa por suas mãos uma papelada sobre uma operação de compra e venda de imóveis envolvendo uma poderosa organização de utilidade pública, a Pacific Gás & Eletric Company, PG&E, e moradores de uma pequena localidade na Califórnia.
Erin fica intrigada com a presença delaudos médicos numa questão patrimonial e resolve, por conta própria, investigar a estranha relação. No processo de investigação, usando de seus atributos fÃsicos e de sedução, ouvindo moradores e coletando informações de várias fontes, desvenda um grande esqueleto: o cromo-6, usado para tirar ferrugem das máquinas e liberado em grande quantidade durante anos pela empresa PG&E, teriacontaminado os lençóis freáticos na região.
Essa contaminação seria a causa de várias doenças produzidas na população da localidade, inclusive câncer. Num esforço fantástico de convencimento das vÃtimas de lutarem pelos seus direitos, Erin consegue juntar procurações de mais de 600 famÃlias.
A PG&E, no afã de aumentar seus lucros, a corporação fatura a bagatela de 28 bilhões dedólares, não está nem aà quanto ao bem-estar e a segurança da população que vive nas redondezas de suas instalações. Mesmo sabendo que está eliminando produtos quÃmicos nocivos à saúde pública – tal como cromo-6 -, esconde esse fato da opinião pública, mente, usa de subterfúgios, manda destruir documentação comprometedora – literalmente queima de arquivo, corrompe médicos,burocratas no governo, ameaça pessoas, demite empregados que sabem das coisas, contrata advogados sem princÃpios éticos para defenderem seus interesses junto aos tribunais.
O fato é que a poderosa PG&E pisou na bola. Manteve em cárcere privado, por anos a fio, um grande esqueleto: a contaminação ambiental. Não só tentou esconder o problema, como foi mais longe: chamou o pessoal daredondeza para explicar que o cromo liberado era benigno, até fazia bem para a saúde. Por conta dessa irresponsabilidade, perdeu um patrimônio de quase meio bilhão de dólares.
A ação é formalizada e a justiça condena a PG&E a indenizar as vÃtimas em quase 400 milhões de dólares. Por conta do seu trabalho, Erin é promovida no escritório e embolsa 2 milhões de dólares. O final é comoHollywood gosta: triunfo do Bem sobre o Mal e a heroÃna será feliz para sempre.
 
1.2 Entrevista de Erin Brockovich à revista Veja
Entrevistada: Erin Brockovich
Eu nunca desisto
A americana cuja vida virou filme estrelado por Julia Roberts diz que a atitude de cada um faz diferença contra as injustiças.
Entrevistada por: Rosana Zakabi da revista VEJA
A verdadeira Erin Brockovick
 

 Nos anos 90, a americana Erin Brockovich trabalhava num escritório de advocacia, como arquivista, quando se interessou pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando com substâncias tóxicas a água de uma pequena cidade da Califórnia. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famÃlias que viviam na cidadezinha, acompanhando os casos de envenenamento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erin Brockovich
  • Erin brockovich
  • Erin Brockovich
  • Erin Brockovich
  • Erin Brockovich
  • Erin brockovich
  • ERIN BROCKOVICH
  • Erin Brockovich

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!