ERIK ERIKSON

Páginas: 8 (1956 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015



ERIK ERIKSON








Ariane Fernandes ra:88034
Ariane Elen ra:87717
Edilaine Cristaudo ra:88865
Jardiele Silva ra:87713
Leticia Santana ra:88087
Mirely Silva
Nara Camilo ra: 87545
Nayara Batista ra:88253






UNIFEV-CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA
JUNHO/ 2015

RESUMO

A teoria psicossocial deErikson Erikson reside no amplo quadro das teorias psicodinâmicas da personalidade. O presente trabalho tem a finalidade de revisar a teoria contemporânea postulada por Erikson, fazer uma breve abordagem biográfica, realizar um estudo sobre os estágios psicossociais do desenvolvimento humano, que é baseado na premissa de que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até a morte, e, portanto,fazer uma diferenciação entre a teoria psicanalítica de Erikson e a teoria de Freud. Assim, é possível entender o conceito do ego em uma visão ampliada e compreender o panorama que a contribuição eriksoniana acrescentou para a ciência psicológica e o conhecimento humano.























SUMÁRIO

INTRODUÇAO
1. BIOGRAFIA
2. TEORIA
3. DESCRIÇÃO GERAL
3.1 ESTAGIOS PSICOSSOCIAIS DE ERIKSON3.1.1 CONFIANÇA x DESCONFIANÇA
3.1.2 AUTONOMIA x VERGONHA E DUVIDA
3.1.3 INICIATIVA x CULPA
3.1.4 DELIGÊNCIA x INFERIORIDADE
3.1.5 IDENTIDADE x CONFUSÃO DE IDENTIDADE
3.1.6 INTIMIDADE x ISOLAMENTO
3.1.7 GENERATIVIDADE x ESTAGNAÇÃO
3.1.8 INTEGRIDADE x DESESPERO
4. ARTIGO
4.1 RESUMO DELE
5. ARTIGO
5.1 RESUMO DELE
6. COMO ESTA SENDO APLICADO
CONCLUSÃO














INTRODUÇAO


Erick Erikson postulouuma teoria acerca do desenvolvimento humano em oito estágios psicossociais. Os primeiros quatros estágios são decorrentes do período de bebê ao decorrer da infância, e os últimos estágios são referentes à idade adulta e a velhice. No entanto, Erikson enfatiza a importância da adolescência, visto que a transição entre o período de adolescência e idade adulta é um fator de grande relevância para aformação da personalidade do sujeito.
Erikson apresentou os estágios em termos de qualidade básica do ego que surge em cada estágio, discutiu as forças do ego que surgem nos estágios sucessivos e descreveu e ritualização peculiar de cada um. Este era por ele referido como uma maneira lúdica e culturalmente padronizada de experienciar uma vivencia na interação quotidiana de uma comunidade.1. BIOGRAFIA


Erik Erikson nasceu em Frankfurt, na Alemanha, em 15 de Julho de 1902. Inicialmente optou pela carreira artística. Em uma época da sua vida, foi convidado a trabalhar em uma escola com pacientes que estavam submetidos ao procedimento da psicanálise. Erikson passou a conviver com a família de Freud, de modo especial com Ana Freud, com quem despertou o desejo pelapsicanálise e recebeu formação na área. No ano de 1930, publicou o seu primeiro artigo e em seguida, após completar a formação em psicanálise, foi eleito para o instituto de Psicanálise em Viena.
Em 1933, casou-se com uma canadense, mudou-se para os Estados Unidos e continuou seus estudos sobre a psicanálise, desenvolvendo uma teoria acerca do desenvolvimento humano. Erick Erikson postulou que cada indivíduodeve passar por cerca de oito estágios psicossociais, cada um apresentando um conflito ou uma crise específica, essa teoria se fundamenta na perspectiva dos conflitos do ego. Erikson veio a falecer no ano de 1994.

2 TEORIA

Erikson identificou o tributo de Freud para o entendimento do desenvolvimento, mas demarcou-se deste perspectivando o desenvolvimento de uma óptica não patológica.Percebendo-se de que persistiu excessivamente no domínio da sexualidade e da sexualidade e das relações familiares.
A diferença básica entre a teoria psicanalítica de Erick Erikson da Teoria Psicanalítica Clássica de Sigmund Freud reside no fato de que esse teórico adotou uma concepção global do desenvolvimento humano, visto que, para Erikson o desenvolvimento do indivíduo abarca todo o ciclo vital e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • ERIK ERIKSON
  • Biografia de erik erikson
  • Erik erikson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!