Erik Erikson

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA









Erik Erikson








Uberlândia 2014

1-Introdução

Eric Erikson nasceu em 15 de junho de 1902, na Alemanha. Foi um psiquiatra responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento. Ele estudou psicanálise com Freud etornou-se um psicanalista infantil. Em sua juventude estudou arte e foi professor na escola de Viena.
Em 1903, emigrou para os Estados Unidos, onde apresentou sua teoria do Desenvolvimento Psicossocial. Sua teoria abarca todo o ciclo de vida de uma pessoa. Ele reinterpretou as fases psicossociais elaboradas por Freud e enfatizou os aspectos sociais de cada uma delas. Foi membro da clínica psicológicade Havard e de outras instituições. Morreu em 12 de maio de 1994, aos 32 anos de idade.
Sua teoria do Desenvolvimento Psicossocial propõe que o desenvolvimento ocorre em oito fases, que decorrem do nascimento até à morte. As quatro primeiras fases ocorrem no período de bebê e na infância, enquanto as três últimas ocorrem na vida adulta e velhice. Todas as fases são importantes, pois contribuempara a formação total da personalidade, denominada de princípio Epigenético.
Em cada estágio do desenvolvimento ocorre uma crise básica, que existe não apenas durante aquela fase, mas também nas fases posteriores em nível de consequência, ou seja, possui raízes prévias.
Erikson acreditava que o desenvolvimento possui aspectos de âmbito biológico, individual e também social. E sua teoriaenfatizava o conceito de identidade, formada no 5º estágio do desenvolvimento, e o conceito de crise, que está presente em todas as idades, e que possui fundamental importância, pois a maneira como a crise é resolvida, influenciará a vida futura.

2-Teoria da Personalidade

No que interessa ao desenvolvimento da personalidade, Erik Erikson concorda com as teorias das pulsões instintuais e com asfases do desenvolvimento psicossexual (em que, em cada fase, predomina uma zona erógena), propostas por Freud. Mas, ao contrário dele, Erikson irá dar mais importância ao contexto social em que a personalidade se desenvolve.
Em sua teoria do desenvolvimento psicossocial, ele propõe oito fases nas quais o ego se desenvolve. Em cada uma delas o indivíduo tem de resolver uma crise. Essas crises sãoresultados de conflitos gerados no meio social. Se a crise é solucionada, ascende epigeneticamente um determinado componente da personalidade, ou seja, determinado sentimento
Portanto, as oito fases representam momentos em que as mudanças físicas, cognitivas, instintuais e sexuais, se combinam e desencadeiam uma crise interna. Essa crise pode resultar em regressão social ou em epigênese devirtudes. Erikson diz que as crises não são, necessariamente, ameaças de catástrofe, e sim, um período com elevado potencial. As fases estão descritas a seguir:
Estágio sensorial (até cerca de 18 meses de vida):
Relação significativa: pessoa maternal.
Crise psicossocial (sentimento): confiança x desconfiança.
Virtude associada em caso de resultado favorável à crise: impulso e esperança.Psicopatologias em caso de resultado desfavorável: psicose, comportamento “aditivo” e depressão.
Nessa fase, emerge a confiança, principalmente se existe mutualidade de reconhecimento com a mãe. Se mãe reage adequadamente aos sinais do bebê, este reconhece o ambiente como acolhedor, e assim, desenvolvem-se sentimentos de segurança. Se a mãe não tem comportamentos coerentes com as necessidades do bebê, entãoele interpretará o mundo com caótico e crescerá um sentimento de desconfiança. Quanto mais precoce surgem essas perturbações, mais graves serão suas consequências.

Desenvolvimento Muscular (dos 18 meses até cerca de 3 anos; 1ª infância):
Relações significativas: pais.
Crise psicossocial (sentimento): autonomia x vergonha e dúvida.
Virtude associada em caso de resultado favorável à crise:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • ERIK ERIKSON
  • ERIK ERIKSON
  • Biografia de erik erikson
  • Erik erikson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!