EriK Erikson

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013
Contexto Histórico: Erik Erikson
O contexto histórico é muito importante para compreendermos de onde vem uma teoria, uma idéia. Uma teoria não se baseia em algo inato, mas na percepção dos fenômenosa nossa volta. Para comentarmos sobre a teoria de Erik Erikson, precisamos caminhar pela sua linha do tempo e expor suas percepções, suas observações dentro do contexto em que viveu. Neste contextoinclui pessoas, locais, família e auto avaliação.
Primeiramente vamos nos orientar com bases da teoria de Erikson. Ele acreditava que tudo se desenvolve a partir de um plano básico e estedesenvolvimento evolui em oito estágios distintos e predeterminados que ocorrem entre o nascimento e a morte. Sendo assim, se estes estágios fossem vividos com sucesso, o desenvolvimento acontece de formasaudável. Caso o contrário e se um dos estágios não for vivido com êxito, os resultados seriam prejuízos mentais que acompanhariam o indivíduo para sempre. Erikson era uma interacionista.
Erikson falou sobrea identidade e sobre os termos que ouvimos falar até hoje que é a “crise de identidade” e dentro da teoria dos oito estágios, podemos encontrar um filho, nascido de um relacionamento extraconjugal,que não conheceu seu pai biológico e a vida toda teve problemas de identidade. Foi incentivado a estudar medicina, mas rebelou-se e decidiu estudar artes.
Ao viajar para Itália como um “artistaitinerante” quando jovem, teve sua forte “crise de identidade, como ele mesmo denominou o processo em que vivia e em Viena, foi para uma escola de artes onde o fundamento psicanalítico era presente”.Convertido a causa, estudou com Anna Freud, filha de Freud e começou a questionar e fazer sua linha de pensamento, o desenvolvimento psicossocial, partindo daí.
Em 1933, Erikson casou-se com Joan Serson emudaram para Boston nos EUA, tornando-se o primeiro psicanalista infantil na cidade.
As teorias que antecederam Erikson foram em 1905, por Sigmund Freud (teoria de desenvolvimento psicossexual),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • Erik Erikson
  • ERIK ERIKSON
  • ERIK ERIKSON
  • Biografia de erik erikson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!