Erico versissimo

754 palavras 4 páginas
ELEMENTOS DE LEITURA DE PROSA FICCIONAL
(PROFESSOR MARCÍLIO)

Já podemos adiantar alguma coisa quanto à prosa, para facilitar os estudos daqueles que desejam, desde já, dedicar-se à leitura de romances e contos (inclusive aqueles que fazem parte das listas de leitura obrigatória divulgadas pelas universidades).
Durante a sua leitura, preste atenção em alguns elementos que compõem uma narrativa.
São eles: o narrador, o enredo, as personagens, o espaço, o tempo e a linguagem.
O narrador é aquele que conta a história, o ponto de vista do qual ela é apresentada ao leitor. É importante observar o foco narrativo, isto é, a perspectiva de quem fala. De uma forma geral, o foco narrativo é apresentado em primeira pessoa ou terceira pessoa. Narrador em primeira pessoa é aquele que participa da história como personagem, seja como protagonista, seja como testemunha dos casos que conta.
Narrador em terceira pessoa é aquele que mantém uma posição de maior distanciamento em relação à história narrada. Além do foco narrativo, observe também aspectos como a condição cultural do narrador, a escala de valores que ele demonstra ter, etc.
O enredo corresponde à sucessão de episódios que constituem a própria trama.
O leitor deve estabelecer uma distinção entre os acontecimentos fundamentais de uma narrativa e as tramas paralelas, que, geralmente, têm importância secundária. Tudo está muito interligado na narrativa, mas de maneira desigual. É bom identificar logo a linha central do romance, para relacionar com ela os diversos fatos de enredo. Procure ir além do simples episódio, tentando perceber qual o papel desse episódio na trama e no conjunto de significados da obra. Diante de um episódio qualquer, tente responder a questões como: por que aconteceu exatamente isto? Qual a importância desse acontecimento para a trama?
Personagens são as diversas figuras que exercem alguma ação na história. Não é necessário decorar os nomes de todas as personagens. Aquelas que

Relacionados