ERICI LOUISE CONCEITOS DE HERMEN UTICA NA HI ST RIA

422 palavras 2 páginas
FACULDADE DE CIÊCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO - FACESF
BACHARELADO EM DIREITO

ERICI LOUISE B. R. GOMES DE CALADO

CONCEITOS DE HERMENÊUTICA NA HISTÓRIA

PETROLINA
MARÇO DE 2015
ERICI LOUISE D. B. R. GOMES DE CALADO

CONCEITOS DE HERMENÊUTICA NA HISTÓRIA

Trabalho como requisito para avaliação da 1a unidade da disciplina Hermenêutica Jurídica, solicitado pelo Prof. Me. Paulo Romério Lima Vieira.

PETROLINA
MARÇO DE 2015
CONCEITOS DE HERMENÊUTICA NA HISTÓRIA

Hermenêutica é uma técnica de leitura, que visa a interpretação de textos. Sua origem é grega, significa interpretar, esclarecer. Mas existe a uma teoria onde alguns defendem que o termo hermenêutica deriva do deus grego Hermes, que era o mensageiro dos deuses gregos, ele era responsável por entregar e receber mensagens, por isso ficou conhecido como o patrono da comunicação.

Para o pensador grego Platão a hermenêutica era vista em segundo plano pois as ideias eram mais importantes que as palavras, eram estas que fazia com que entendessem a realidade. O que difere do pensamento romano que não bastava só ler e interpretar, mas entender como textos, principalmente os que se referiam as leis agiriam, interferiam na vida das pessoas direta ou indiretamente.

A hermenêutica foi usada na religião, foi usada pelos protestantes para combater o catolicismo, estudavam os escritos ao “pé da letra”, chamada de Hermenêutica Bíblica. Não dando abertura para interpretações livres, são contra o sentido do discurso tem liberdade significativa.

No início do século XIX, ela passa a fazer parte da filosofia através de Friedrich Schleiermacher (1768 – 1834), professor de filosofia e teologia, o qual afirmava que a hermenêutica é compreendida como uma teoria geral da compreensão, ela deveria ser capaz de estabelecer os princípios gerais de toda e qualquer compreensão e interpretação de manifestações linguísticas.

Hans-Georg Gadamer (1900 – 2002),

Relacionados