Ericaaçucarealcool

816 palavras 4 páginas
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Botânica

Microbiologia Geral
MOSAICO
(Sugarcane mosaic vírus)

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Botânica

Professor: Elineide Barbosa
Disciplina: Microbiologia Geral
Alunos: Ivangleison Lopes Ronaldo Alves
Curso: Agronomia
Turma: 3° Período - 2010.2 / Sa1
Data de Entrega: 29/11/2010

MOSAICO
“Sugarcane mosaic virus” – SCMV

O mosaico da cana-de-açúcar e uma das doenças mais comuns nos países canavieiros. No Brasil, sevaras epidemias de mosaico ocorreram na década de 20, em decorrência do plantio de variedades “nobres” de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), altamente suscetíveis ao vírus. Por volta de 1925, foram descobertos e produzidos em Java, híbridos resistentes ao vírus do mosaico. Iniciou-se, então, a substituição das variedades suscetíveis ate que, em 1930, 90% dos canaviais paulistas foram ocupados por variedades resistentes. O sucesso no controle foi tão grande que se voltou a plantar variedades suscetível na errônea suposição de que a doença já não era importante. Assim, houve uma serie de ciclos sucessivos da doença nos canaviais brasileiros.
Perdas causadas pelo mosaico variam em função da resistência varietal, fertilidade do solo, incidência, presença de outras doenças e proximidade da fonte de vírus. Já foram relatadas reduções de 46% a 86% na produção.

Sintomas

Nas folhas novas, aparece um mosaico de ilhas amareladas ou verde-pálidas entremeadas por manchas de cor verde normal. As touceiras afetadas têm desenvolvimento retardado, podendo ter sua altura reduzida à metade. Os sintomas são mais frequentes em plantações novas e com bom crescimento vegetativo, onde elevadas doses de nitrogênio facilitam a identificação das plantas doentes, intensificando o contraste entre as áreas verdes e cloróticas. Dependendo da estirpe do vírus, resistência varietal e do ambiente, os sintomas podem variar, a ponto de desaparecerem, devido ao fenômeno

Relacionados