Eric Hobsbawn

Páginas: 3 (525 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Eric John Earnest Hobsbawm(Alexandria, 9 de Junho de 1917) foi historiador reconhecido internacionalmente. Estudou a construção das tradições no contexto do Estado-nação. Em 1933, Hobsbawm mudou-separa Londres para estudar na Universidade de Cambridge, então formou-se em História. Tornou-se militante político de esquerda e ingressou no Partido Comunista da Grã-Bretanha. Durante a Segunda GuerraMundial(1939/1945), se integrou no Exército Britânico contra os nazistas. Foi responsável por trabalhos de inteligência, pois dominava quatro idiomas. Com o fim da guerra, Hobsbawn retornou àUniversidade de Cambridge para o curso de doutorado. Também nessa época juntou-se a alguns colegas e formou o Grupo de Historiadores do Partido Comunista. Foi membro do grupo de historiadores marxistasbritânicos. Foi membro da Academia Britânica e da Academia Americana de Artes e Ciências. Foi professor de História no Birkbeck College (Universidade de Londres) e ainda é professor da New School for SocialResearch de Nova Iorque. O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu em Londres aos 95 anos (em 2012).

Ajudando ao leitor entender a era da catástrofe sendo marcada pelas duas grandes guerras,pelas ondas de revolução global em que o sistema político econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo, o impacto da crise econômica de 1929, a ascensão dos fascismos e adescredibilidade das democracias liberais e a analisar os anos dourados das décadas de 1950 e 1960 que, em sua paz congelada, viram a viabilização e a estabilização do capitalismo, responsável pelaoprtunidade de uma extraordinária expansão econômica e de profundas transformações sociais.

A obra é um testemunho sobre o século XX onde Eric Hobsbawn se absteve de falar sobre a mesma por muito tempopois seu tempo de vida coincide com boa parte da época em que se passa o livro. Tendo como talvez o maior mérito a transmissão da percepção do tamanho da catástrofe humana que foi o século XX....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eric hobsbawn
  • Eric Hobsbawn: biografia
  • Eric Hobsbawn: biografia
  • A era da revoluções de eric hobsbawn
  • resenha eric hobsbawn
  • O manifesto comunista
  • RESENHA HOBSBAWN, Eric. A ERA DAS REVOLUÇÕES.
  • Resenha A Era da Catástrofe Eric Hobsbawn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!