ergtdfgdfg

19001 palavras 77 páginas
População: Crescimento, Distribuição, Estrutura e Migrações
Nordeste: 29% da população brasileira
A região Nordeste, constituída pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia tem a superfície de 1.566 mil km2, que corresponde a 18,3% da área total do Brasil. Apresenta densidade demográfica da ordem de 27,5 hab/km2 que a situa em uma posição intermediária entre as densamente povoadas regiões Sudeste e Sul e as esparsamente povoadas regiões Norte e Centro-Oeste. Os resultados do Censo Demográfico de 1991 contabilizaram quase 42,5 milhões de pessoas residentes na região, representando cerca de 29% de toda a população brasileira. Mantida a tendência de crescimento registrada nos anos 80, a sua população já deve andar, em 1997, à volta de quase 47 milhões de pessoas.
As tendências de crescimento da região Nordeste denotam histórica perda de posição relativa no conjunto da população brasileira (tabela 1). A referida perda está relacionada, principalmente, à que se observa com relação ao contingente titularmente urbano (1) da população cuja ligeira recuperação durante os anos 80, não foi suficiente para reverter o comportamento tendencial da população ocorrida desde a década de 40. Por sua vez, por efeito de uma desruralização mais tardia e/ou relativamente menos intensa da população nordestina (tabela 2), é possível verificar a crescente participação regional no âmbito da população rural brasileira. Em 1991, nada menos de 46% de todo o efetivo brasileiro já correspondiam à parcela residente no Nordeste. Assim sendo, as questões do campo deverão assumir, mais e mais, uma dimensão nordestina.

Prosseguiu também sem interrupção, ao longo da série, forte tendência à urbanização. Assim, em 1980, metade da população já residia em cidades e vilas, proporção que se elevou para quase 61% por ocasião do último Censo. Entre 1980 e 1991 cerca de 111% do crescimento populacional havido no Nordeste foram

Relacionados