ergonomis

1166 palavras 5 páginas
oi realizado no posto de saúde do bairro dos municípios um encontro com hipertensos e diabéticos, no dia 27 de agosto, onde foi coordenado pela enfermeira chefe Ana Paula Simione, e duas agentes de saúde Sandra de Fatima Ribeiro e Marilene de Casia Favero.
Participaram 21 pessoas, onde 9 eram hipertensos e 6 eram diabéticos e 5 apresentam os dois.
Foram abordados os seguintes assuntos:
Sobre hipertensão:
O que é hipertensão?
Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica. Para que os valores sejam fiáveis, a medida deve fazer-se após um período de repouso de 5 a 10 minutos num ambiente calmo.

Consequências para a saúde?
A hipertensão arterial é um dos principais factores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, trombolembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crónica e insuficiência cardíaca. Mesmo moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida.

O que coasa hipertensão?
Hipertensão arterial primária
A hipertensão arterial primária, essencial, ou idiopática, é a forma mais comum de hipertensão, contabilizando 90 a 95% de todos os casos da doença. Em praticamente todas as sociedades contemporâneas a pressão arterial aumenta a par do envelhecimento, o que é fisiológico e relacionado com o aumento de rigidez da parede arterial.
A hipertensão essencial é consequência de uma

Relacionados

  • legal
    1049 palavras | 5 páginas
  • Criterios antopometricos no projeto de vestuario
    3343 palavras | 14 páginas