Ergonomia

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO GERAL
3. DESENVOLVIMENTO
4. EMPRESAS QUE APLICARAM
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS














1. INTRODUÇÃO
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalhono qual existe interações entre seres humanos e máquinas. A ergonomia aplica-se ao desenvolvimento de ferramentas de ações sistematizadas em virtude uma política da qualidade e a critérios de averiguação de sua aplicação, como na assimilação da cultura do bem fazer por bem estar e compreender, nas chamadas auditorias ou análises de qualificação e mapeamentos de processos, e atinge a segmentosdiversos quando margeia a confiança aos métodos de interpretação e a introdução de novos aplicativos, artefatos e até de gerenciamento de pessoas inerentes ou inseridas a um grupo. Os sistemas de qualidade em disseminação, quando de sua possibilidade em humanizar os processos volta-se a racionalizar o homem ao sistema e a interface da pessoa com o método.

2. OBJETIVO GERAL
O principal objetivoda ergonomia é estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho, às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e obtendo um desempenho eficiente.
Algo muito importante no item mencionado acima seria a condição psicofisiológicas do trabalhador porque não é o trabalhador que tem que se adaptar as condições detrabalho, são as condições de trabalho que tem que se adaptar as características psicofisiológicas do trabalhador, não só pensando no físico, mas também pensando na parte psicológica do trabalhador.
Falta de atenção stress, pressão por resultados. Estes também são fatores importantes que temos que levar em consideração pensando no conforto e desempenho eficiente do trabalhador.

3.DESENVOLVIMENTO
3.1 Análise Ergonômica do Trabalho

O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem.
“A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.” (GRANDJEAN, 1968).
A presente análise ergonômica tem por objetivoapresentar as condições de trabalho no estabelecimento em referência, e orientar o empregador para as providências técnicas de adequação dos postos de trabalho para cumprimento da Portaria nº 3.751/90 do Ministério do trabalho referente à Norma Regulamentadora NR-17(Ergonomia).
OBJETIVOS:
• Adaptar a atividade ao trabalhador e não o trabalhador à atividade;
• Melhoria das práticas das tarefas comconforto, saúde, segurança e eficácia.

A ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia - promove anualmente uma prova de Certificação que tem como objetivo atestar o conhecimento destes profissionais. Porém, infelizmente esta iniciativa ainda é pouco conhecida pelas empresas.
Tratando-se do campo de atuação nas empresas, os Ergonomistas podem auxiliar em diversas etapas do processo produtivo,dentre elas: Projeto (concepção):
Identificação de riscos, dificuldades ou problemas de usabilidade e produtividade em projetos de novas instalações, ambientes, postos de trabalho, máquinas e equipamentos;
Diretrizes para projeto / redefinição de layout visando otimizar o funcionamento de uma área de trabalho detalhando fluxogramas,deslocamentos, equipamentos / sistemas mais utilizados, exigências das tarefas, etc;
Verificação de conformidade do projeto com requisitos legais e normativos de Ergonomia.
NR 17.4.1. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Não temos que levar em consideração só o posto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!