Ergonomia

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Augusto Gomes

Ergonomia:Trabalho nas portarias

Belo Horizonte, 20 de abril de 2013

Introdução

Para realizarmos observações sobre o trabalho de um porteiro, visitamos o Colégio com o objetivo de avaliarmos os diversos aspectos que envolvem essa atividade. As visitas foram feitas em dois momentos: primeiro emum horário em que a carga de trabalho era pequena, sendo possível fazer uma entrevista com esse porteiro e depois em um horário mais movimentado, quando ocorre a entrada e saída de alunos.

O porteiro entrevistado se chama Pedro e trabalha há trezes anos no Colégio, sendo doze anos em uma empresa contratada para terceirizar os serviços de portaria e um ano com o trabalho acumulado entre essaempresa e o colégio.

Em seu trabalho ele tem como funções prescritas: o controle de entrada e saída de pessoas na portaria principal desse colégio, abrir a garagem (o controle fica fixo em sua guarita e é o único que possui acesso ao mesmo), atender telefonemas nos fins de semana e garantir a segurança das pessoas que frequentam a escola funcionando como um primeiro filtro e recebercartas/encomendas.

Condições de trabalho

Para que o trabalho na portaria seja bem desenvolvido é necessário um mínimo de condições. Por isso avaliamos quais as condições de trabalho que esse porteiro tem ao seu dispor. Separamos em seis categorias: carga de trabalho, conforto, necessidades básicas, comunicação, segurança e visibilidade.

Em relação à carga de trabalho, vale ressaltar que o porteiropossui duas fichas, fazendo o mesmo serviço em ambas. O que difere uma da outra é o contratante, em um dos casos o próprio colégio, no outro uma empresa terceirizada que presta serviço ao colégio. O trabalho com duas fichas ocorre em função da necessidade que o colégio tinha de um funcionário com bom relacionamento para trabalhar todos os dias, com isso Pedro passou a fazer o duplo serviço, com umarestrição para aceitar a oferta, não trabalhar domingos, madrugadas e feriados. Para atender as exigências, além de definir um horário de trabalho para as duas fichas, colégio e terceirizada chegaram a um consenso: Pedro trabalharia de segunda a sábado para o colégio, 5 horas por dia; Para a empresa ficou definido um sistema de 12 por 36, mas para não sobrecarregar ainda mais o funcionário, elepassou a trabalhar 10 horas, e folgando o tempo definido.

No aspecto do conforto, podemos citar:
* Existência de um ventilador (não tinha antes, mas depois de Pedro pedir eles aceitaram sua solicitação).
* Há uma cadeira que já não tem mais sua regulação.
* Sua guarita tem um bom espaço.
* Ele tem um rádio, para distraí-lo em horários livres.

Já no aspecto de necessidades básicas,podemos mencionar:
* O banheiro e o bebedouro são perto de seu local de trabalho (o bebedouro perto também foi uma exigência de Pedro)
* Seu horário de almoço é de uma hora e ele come fora
* Seu horário de lanche a duração é de 15 minutos e esse lanche é fornecido pela escola.

Em relação à comunicação, ficam colados na parede os ramais da escola e caso seja necessário, ele podetelefonar para esses locais já que tem a sua disposição um telefone, em caso de eventos que fogem a rotina normal da escola ele normalmente não é informado e muitas vezes só descobre na hora e o porteiro até sugeriu a instalação de um sistema de alto-falante no decorrer da entrevista.
No que se refere à segurança, o vidro da cabine é todo com insulfilm, possibilitando assim que o porteiro veja quemestá do lado de fora, mas quem está do lado de fora não veja ele. A escola possui um sistema de alarme interno e caso o alarme soe, a empresa terceirizada irá ligar para confirmar a situação com o porteiro. O porteiro deverá passar uma senha para essa empresa, caso a senha esteja correta um segurança é enviado para analisar a situação. Outro aspecto da segurança é que existe um crachá para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!