Ergonomia

Páginas: 22 (5405 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
ANGELO MAISON DE SOUZA LEITE
DIEGO ALVES MESSINA
ÉDER ZOGBI DA FONSECA
FÁBIO CUSTÓDIO MOREIRA
GRASIELE CÂMARA ALVES DE OLIVEIRA
GUSTAVO FERNANDO DA COSTA
LAURA HELENA FERREIRA DINIZ
SAMUEL ADÍLIO FORTES
THAIS CRISTINA DE ARAÚJO SENNA




RUÍDOS OCUPACIONAIS OU NÃO: EFEITOS E SUAS LEIS










CRUZEIRO – SP
2012
ALEXANDRE DONIZETE DONASCIMENTO RIBEIRO
ANGELO MAISON DE SOUZA LEITE
DIEGO ALVES MESSINA
ÉDER ZOGBI DA FONSECA
FÁBIO CUSTÓDIO MOREIRA
GRASIELE CÂMARA ALVES DE OLIVEIRA
GUSTAVO FERNANDO DA COSTA
LAURA HELENA FERREIRA DINIZ
SAMUEL ADÍLIO FORTES
THAIS CRISTINA DE ARAÚJO SENNA








RUÍDOS OCUPACIONAIS OU NÃO: EFEITOS E SUAS LEIS









CRUZEIRO – SP
2012
INTRODUÇÃO

A audição envolve umrico entrelaçamento de fatores que poderiam ou não, ser a causa das perdas de audição e estas são classificadas segundo à sua localização topográfica (condutivas, sensorioneurais, mistas, centrais e funcionais) ou conforme sua expressão clínica (hipoacusia, disacusia, surdez e anacusia).
A avaliação da função auditiva pode ser feita através de vários testes que nos informam sobre a suaorigem, localização, qualidade, evolução, prognóstico, entre outros. Escutar a fala e falar são os modos mais comuns da comunicação humana. Uma perda auditiva induzida por ruído obviamente causa graves problemas na comunicação auditivo-oral e é justamente pensando na solução destes problemas tento buscar soluções para efeitos devastadores sobre a perda da capacidade
auditiva por ruídos e suasconseqüências. Através das leituras de diferentes autores, ficaram estas dúvidas:
1- pode-se pensar que o diagnóstico final de uma incapacidade auditiva causada pela PAIR não deva ser julgado apenas pelos valores de seus limiares audiométricos, suas conseqüências para a vida dos indivíduos podem variar muito de pessoa para pessoa e nem sempre há uma relação direta entre a PAIR e as incapacidadesauditivas e handicaps conseqüentes.
2- foi visto os efeitos causados por diferentes fontes de ruído, tais como em fábricas, ruído do tráfego de automóveis, ruído em incubadoras, entretanto os ruídos do cotidiano podem causar incômodo às pessoas, tais como: os vizinhos que escutam música em volume intenso, vendedores ambulantes, cultos religiosos, animais,
construções, eletrodomésticos, entre eles:liquidificador, enceradeira, aspirador de pó etc.
A questão do ruído abrange uma série de fatores e deveria ser tema de novas pesquisas e discussão para uma constante e melhor solução, antes de acusarmos um determinado fator, como sendo o único responsável por esta perda auditiva detectada.






1. RUÍDO OCUPACIONAL (PAIR) : SEUS EFEITOS E SUAS LEIS.

A perda ocupacional ou perdaauditiva induzida por ruído (PAIR) é um distúrbio auditivo que afeta muitos trabalhadores expostos a ambientes de trabalho ruidosos e pessoas na sua vida diária e diante disso, nós, fonoaudiólogos preocupados com a prevenção, buscamos soluções para amenizar o indivíduo com PAIR.
O indivíduo portador desta lesão irreversível e insidiosa, muitas vezes não percebe de imediato quando sua comunicação éprejudicada. Contudo o seu portador adquire uma série de incapacidades auditivas ou distúrbio auditivo (perda ou anormalidade de estrutura ou função, podendo ser anatômico-fisiológica ou psicológica. Implica em dano, prejuízo, piora ou debilita a função auditiva, tanto no sentido orgânico como funcional WHO-1980) e handicap (pessoas cujas possibilidades de conservar suas atividades profissionaisestão reduzidas, após insuficiência e diminuição de sua capacidade auditiva) que podem interferir em sua vida profissional, familiar e social.
Essas incapacidades (referem-se à restrição ou impedimento, resultante da perda auditiva, na habilidade ou performance considerada normal para aquele indivíduo WHO,1980) auditivas podem também prejudicar o trabalhador em relação a sua segurança e ascensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!